Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 1 | 08
 
Esta é a primeira edição do BOLETIM ANCINE – Informativo Eletrônico da Agência Nacional do Cinema - que pretende se constituir como um novo canal de relacionamento entre a Agência e seus diferentes públicos, e dessa maneira contribuir para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro ao difundir informações de especial relevância sobre suas atividades e realizações no setor audiovisual brasileiro.
 

O cinema brasileiro foi contemplado com dois prêmios no Festival de Cannes, encerrado sábado, dia 24 de junho. Linha de passe, de Walter Salles e Daniela Thomas, concorrente na Mostra Oficial, recebeu a Palma de melhor atriz para Sandra Corveloni. E o curta Muro, de Tião (Bruno Bezerra), ganhou o prêmio Un regard neuf (Um novo olhar) na Quinzena dos Realizadores.

 





 

 

 

 


26/05/08
- A ANCINE, desde 2003, vem contribuindo efetivamente para garantir a presença de filmes brasileiros em festivais internacionais de cinema, com o objetivo de promover o audiovisual nacional no exterior. Em Cannes, um dos eventos mais importantes da sétima arte, a Agência apoiou a expressiva participação brasileira com a produção de cópias legendadas de filmes em competição e a aquisição de passagens aéreas para os seus realizadores.

Entre os filmes beneficiados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais está o longa-metragem “A festa da menina morta”, dirigido por Matheus Nachtergale, que concorre na mostra Un certain regard.

Na categoria de curtas metragens, receberam apoio os filmes “Muro”, de Bruno Bezerra, que participa da Quinzena dos Realizadores, e ainda “A espera”, de Fernanda Teixeira, e “Areia”, de Caetano Gotardo, que participam da Semana da Crítica. O curta “O som e o resto”, de André Lavaquial, presente na Cinefondation, também foi contemplado pelo programa de apoio desenvolvido pela ANCINE.

Como parte da política da ANCINE voltada para o mercado exterior, o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais está em vigor há quatro anos e conta com parceria operacional do Centro Técnico Audiovisual – CTAV. São contemplados os filmes oficialmente convidados a participar de um dos 72 festivais internacionais incluídos na lista previamente aprovada pela Agência.

Até agora, o programa já possibilitou a produção de mais de 150 cópias legendadas em espanhol, francês, alemão e inglês, o que permite que sejam feitas ações de difusão do cinema brasileiro junto às embaixadas brasileiras ou em outros programas de promoção no exterior.

 
 

26/05/08
- Além de ser um dos festivais mais importantes do cinema mundial, Cannes é também um ponto de encontro de produtores, realizadores e autoridades cinematográficas de todas as partes do mundo. Assim como nos eventos anteriores, a ANCINE, junto com a Divisão de Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores, manteve nesta edição uma extensa agenda de encontros com representantes de cinematografias estrangeiras, com o objetivo de promover o cinema nacional, de trocar informações sobre os diferentes mercados e ainda viabilizar novas possibilidades de co-produção para os realizadores brasileiros.

Tanto Blindness, dirigido por Fernando Meirelles, como Linha de Passe, dirigido por Walter Salles − os dois filmes de longa-metragem que representam o Brasil na competição principal deste ano − foram realizados com a participação de co-produtores internacionais. Blindness, adaptado do romance Ensaio sobre a cegueira, do prêmio Nobel português José Saramago, foi um dos primeiros projetos beneficiados pelo acordo de co-produção firmado entre o Brasil e o Canadá, e recebeu atenção especial da ANCINE e do governo do Canadá durante encontros realizados no Festival de Cannes do ano passado.

Este ano, os representantes da ANCINE no Festival – o diretor-presidente Manoel Rangel, o diretor Mário Diamante e o assessor internacional Alberto Flaksman – promoveram uma série de reuniões com autoridades cinematográficas de outros países. A primeira delas se deu com Juan Carlos Losada, presidente do Centro Nacional Autônomo de Cinematografia da Venezuela – CNAC, e Secretário Executivo da Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas da Iberoamérica - CAACI, e focou a implementação do Acordo Iberoamericano de Co-produção.

Em seguida, o Diretor Presidente da ANCINE Manoel Rangel e o Assessor Internacional Alberto Flaksman, acompanhados pelo Secretário do Audiovisual Silvio Da-Rin, e por Eliana Zugaib da Divisão de Audiovisual do Itamaraty se encontraram com os organizadores do Festival de Roma, para abordar questões relativas ao Foco Brasil, série de eventos dedicados ao cinema e a outras manifestações artísticas brasileiras, que ocorrerão durante o Festival Internacional do Cinema de Roma, entre os dias 22 e 31 de outubro deste ano. Haverá ainda um dia especialmente destinado ao cinema brasileiro durante a realização do mercado cinematográfico organizado pelo Festival de Roma.

Os representantes da ANCINE também se reuniram com John Woodward, presidente do UK Film Council, do Reino Unido. O tema central do encontro foi uma troca de informações sobre as condições financeiras e legais em que será co-produzido, tanto do lado britânico como do lado brasileiro, um filme sobre a vida do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado por policiais britânicos no metrô de Londres.

Outras reuniões foram realizadas com Cristian Dorsch, diretor geral da organização German Films, entidade de promoção do cinema alemão no exterior, com Peter Dingers, presidente do FFA, fundo federal de fomento ao cinema alemão, e com representantes do Festival de Berlim, com o objetivo de estruturar a organização de um encontro entre produtores brasileiros e alemães, agendado para fevereiro de 2009 por ocasião do próximo Festival de Berlim. Este encontro será semelhante ao que já foi realizado em abril, em Buenos Aires, entre produtores dos diferentes países do MERCOSUL, e similar ao que ocorrerá em novembro por iniciativa da ANCINE e do Instituto de Cinema e Artes Audiovisuais da Espanha - ICAA.

Foram realizados ainda encontros com representantes da área de cinema do Ministério da Cultura da Rússia e da China Film Promotion International, visando retomar contatos anteriormente efetuados e estruturar as bases para um acordo de co-produção; e com o representante do Film Finance Corporation - FCC, da Austrália, com vistas a realizar uma ampla troca de informações sobre o setor audiovisual dos dois países que deverá conduzir à negociação de um acordo de co-produção audiovisual.

Os representantes da ANCINE mantiveram também reuniões com Liliana Mazure, nova presidente do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina - INCAA; com Marina Stavenhagen, presidente do Instituto Mexicano de Cinematografia - IMCINE; José Pedro, presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimídia de Portual - ICAM; Fernando Lara, presidente do Instituto de Cinematografia e Artes Audiovisuais da Espanha - ICAA; e Katriel Schory, presidente do Fundo do Audiovisual de Israel.

 
 


26/05/08
- Pelo terceiro ano consecutivo em Cannes, o Programa Cinema do Brasil fornece um sólido apoio econômico e institucional aos produtores brasileiros que desejam fazer negócios no exterior. Nesta edição, foi montado um estande contando com duas salas de reunião e um escritório, que servem como base operacional para profissionais brasileiros interessados em negociar contratos de comercialização de seus filmes no mercado internacional e futuras parcerias para seus projetos de co-produção.

O Programa promoveu a exibição de 11 filmes nacionais no mercado do Festival: “3 Efes”, de Carlos Gerbase; “Dias e Noites”, de Beto Sousa; “Mistéryos”, de Beto Carminatti e Pedro Merege; “Rinha”, de Marcelo Galvão; “Os Desafinados”, de Walter Lima Júnior; “Grassroots”, de André Ferezini; “Rita Cadilac, a Lady do Povo”, de Toni Venturi; “31 minutos”, de Pedro Peirano e Álvaro Dias; “Ouro Negro”, de Isa Albuquerque; “Sem Controle”, de Cris Damato e “Falsa Loira”, de Carlos Reichenbach. Realizou ainda um conjunto de ações promocionais do cinema brasileiro, bastante prestigiado pelos participantes do festival.

O Programa Cinema do Brasil foi desenvolvido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo – Siaesp, em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, e o Ministério da Cultura, por meio da SAV e da ANCINE. Criado em 2006, tem como meta fortalecer o cinema nacional no exterior e também atrair novas oportunidades para o mercado brasileiro.

 
 
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