02/06/08 - O período de inscrições de projetos audiovisuais para concorrer ao Apoio Financeiro do Programa Ibermedia se encerra no próximo dia 16. O Programa tem por finalidade subsidiar projetos cinematográficos ibero-americanos, nas seguintes modalidades:
- Programas de Formação dirigidos a profissionais da indústria audiovisual ibero-americana;
- Co-produção de filmes ibero-americanos. Linha aberta ao documentário;
- Desenvolvimento de projetos de cinema e televisão;
- Distribuição de filmes ibero-americanos;
- Conteúdos para vendas internacionais “delivery”.
Os editais e formulários estão disponíveis no endereço www.programaibermedia.com
Os projetos deverão ser enviados diretamente para a Unidade Técnica do Ibermedia: Calle Ferraz nº 10 - 28008 Madri – Espanha. Ou para: Agência Nacional do Cinema – ANCINE - Av. Graça Aranha, 35/4º andar – Centro – Rio de Janeiro- RJ – Cep: 20.030-002.
Os projetos serão selecionados pelo Comitê Intergovernamental, que reúne os delegados e representantes de países membros do Programa Ibermedia: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Entenda o programa - O Ibermedia foi criado em novembro de 1997 e integra a política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas de Ibero - América – CACI, com o objetivo de criar um espaço audiovisual próprio, fomentando a integração de empresas e profissionais, e incrementando a promoção e distribuição de filmes ibero-americanos.
O Ibermedia é dirigido por um Comitê Intergovernamental, no qual cada Estado membro designa uma autoridade cinematográfica como seu representante. Este Comitê define a política, as modalidades de obtenção dos apoios e toma todas as decisões que se impõem em conformidade com o Regulamento de Funcionamento do Programa.
O Comitê Intergovernamental reúne-se duas vezes por ano para decidir os projetos que serão apoiados e as correspondentes quantias designadas. Os recursos econômicos do Fundo provêem essencialmente das contribuições dos Estados membros do Fundo e do reembolso dos empréstimos concedidos.