ANCINE
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 8 | 08   














04/09/08 - O Programa Cinema do Brasil anunciou a lista com os projetos brasileiros que serão apresentados no II Encontro de Produtores do Mercosul, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro. O evento é uma realização da ANCINE, do Ministério da Cultura/SAV, da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM ) e do Festival do Rio.

Os projetos brasileiros selecionados são os seguintes:

  • Fabulosa Jornada de João e Maria (Um Filmes), de Arnaldo Galvão;
  • A Montanha (Três Mundos Produções), de Vicente Ferraz Gonçalves e Isabel Martine;
  • As Aventuras do Avião Vermelho (Armazém de Imagens), de Frederico Pinto e José Maia;
  • As Órfãs da Rainha (Persona Filmes), de Elza Cataldo;
  • Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios (Drama Filmes), de Beto Brant;
  • Fala Sério (Albatroz Cinema), de Augusto Sevá;
  • Juan e Janaína (Panda Filmes), de Beto Rodrigues;
  • Marias (Primo Filmes), de Joana Mariani;
  • Princesa de Corfu - Histórias do Cais (A.F Cinema e Vídeo), de Alain Fresnot; e
  • Perto do Céu (Araçá Azul Cinema e Vídeo), de Solange Lima.

Além do II Encontro de Produtores do Mercosul, acontecerão no âmbito do Festival do Rio outros dois eventos que contam com o apoio financeiro da ANCINE em sua organização. São eles: o Seminário Internacional de Co-produção, onde serão apresentados casos de co-produções bem sucedidas, e a XIII Reunião da RECAM.

Sobre o Programa Cinema do Brasil - Criado em 2006, o Programa Cinema do Brasil pretende fortalecer o cinema nacional no exterior e também atrair novas oportunidades para o mercado brasileiro. Desenvolvido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e ao Ministério da Cultura, o Programa tem 122 produtoras associadas em todo o País.

 




04/09/08 - A ANCINE firmou um acordo de cooperação técnica com a APEX BRASIL - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O objetivo é facilitar a troca de informações e resultados sobre as atividades audiovisuais desenvolvidas pelas duas Agências, possibilitando uma melhor gestão e uma análise mais detalhada a partir do acompanhamento do fomento às obras audiovisuais, co-produções e de outros negócios realizados.

A APEX desenvolve programas de produção e de conteúdo junto ao setor audiovisual, tais como:

  • Programa Cinema do Brasil - Desenvolvido pelo SIAESP – Sindicato das Indústrias Cinematográficas do Estado de São Paulo com objetivo de ampliar e consolidar o processo de internacionalização da indústria audiovisual brasileira
  • Projeto de Promoção de Exportação da Indústria Brasileira de Audiovisual - Desenvolvido pela ABPITV - Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão com objetivo de ampliar e consolidar a participação para produção independente do setor audiovisual brasileiro no mercado internacional
  • Programa Setorial Integrado da Promoção de Exportações de Obras de Produtoras Audiovisuais - desenvolvido pela APRO - Associação Brasileira de Produtoras de Audiovisual.
 




04/09/08 - O Acordo de Co-produção Cinematográfica Brasil-Itália, assinado em 1970, está em processo de revisão. O novo texto, negociado tecnicamente entre a ANCINE e a Direção Geral do Cinema da Itália, foi aprovado pela Diretoria Colegiada do órgão brasileiro e segue agora para o Ministério das Relações Exteriores dos dois países.

A previsão é de que o novo acordo de co-produção seja assinado pelas autoridades cinematográficas de Brasil e Itália durante o Festival de Roma, a ser realizado em final de outubro, e que terá um espaço dedicado ao cinema brasileiro.

Em linhas gerais, o novo acordo vem substituir, renovar e modernizar os termos do acordo de co-produção existente entre os dois países, introduzindo maior flexibilidade nas porcentagens de participação de cada país nas co-produções e maior clareza nos termos contratuais das empresas que irão realizar as co-produções, dentre outros aspectos.

 



  Edições Anteriores
 A ANCINE não se responsabiliza por mensagens alteradas, replicadas e encaminhadas por terceiros. O conteúdo desta publicação pode ser reproduzido desde que citada a fonte. Caso não queira mais receber este Boletim, solicite seu descadastramento.
Para dúvidas, críticas e sugestões entre em contato conosco.
ANCINE