ANCINE
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 11 | 08   














Objetivo é avaliar casos de co-produção internacional em cinema e televisão

Acontece nos próximos dias 26 e 27, durante o Festival do Rio 2008, o Seminário de Co-Produção Internacional. O evento é resultado de uma parceria entre a Agência Nacional de Cinema (Ancine), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Seminário tem como objetivo avaliar casos de co-produção internacional em cinema e televisão para subsidiar a construção de novas ações públicas no setor e contribuir para a habilitação das empresas produtoras brasileiras na realização de parcerias internacionais. Serão debatidos oito casos de co-produções de TV e Cinema, sempre com a apresentação dos produtores brasileiros com seus parceiros estrangeiros.

A programação inclui as experiências da minissérie televisiva Equador, ainda em andamento - maior realização conjunta entre Brasil e Portugal; dos filmes Ensaio sobre a Cegueira (Brasil, Canadá e Japão), Cidade de Plástico (Brasil e China), Sólo Dios Sabe (Brasil e México), Estômago (Brasil e Itália), Diário de um novo mundo (Brasil, Portugal e Argentina). O documentário O Mistério do Poço Azul (Brasil e França) e a série de animação Meu Amigãozão (Brasil - Canadá) completam os painéis de televisão.

A abertura, às 10 horas do dia 26, terá a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do ministro interino das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, do diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, do secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, e do embaixador Paulo César Vasconcellos, chefe do Departamento Cultural do MRE.

O Seminário tem sua programação inserida no RioMarket, área de negócios do Festival do Rio. Um dos maiores festivais da América Latina e vitrine para o cinema internacional, o FestRio reúne nos encontros de negócios realizados paralelamente ao evento, produtores, diretores, agentes de vendas, distribuidores e programadores, entre muitos profissionais do audiovisual vindos de todas as partes do mundo.

 



Evento reunirá 44 realizadores de 10 países

O II Encontro de Produtores do Mercosul reunirá 44 produtores audiovisuais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru para apresentação de projetos selecionados de obras cinematográficas de longa-metragem.

A reunião será realizada nos dias 28 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro, durante o Festival do Rio 2008. A programação será composta por pitchings - atividades de apresentação e avaliação dos projetos – e por uma rodada de negócios e relacionamento com todos os participantes.

Os projetos brasileiros selecionados para participar do encontro são os seguintes:

  • A Fabulosa Jornada de João e Maria (Um Filmes), de Arnaldo Galvão
  • A Montanha (Três Mundos Produções), de Vicente Ferraz Gonçalves e Isabel Martine
  • As Aventuras do Avião Vermelho (Armazém de Imagens), de Frederico Pinto e José Maia
  • As Órfãs da Rainha (Persona Filmes), de Elza Cataldo
  • Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios (Drama Filmes), de Beto Brant
  • Fala Sério (Albatroz Cinema), de Augusto Seva
  • Juan e Janaína (Panda Filmes), de Beto Rodrigues
  • Marias (Produtora Primo Filmes), de Joana Mariane
  • Princesa de Corfu - Histórias do Cais (A.F Cinema e Vídeo), de Alain Fresnot
  • Perto do Céu (Araçá Azul Cinema e Vídeo), de Solange Lima

O encontro é uma realização da Agência Nacional de Cinema (Ancine), da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), da Reunión Especializada de Autoridades Cinematográficas y Audiovisuales del Mercosul (Recam) e do Programa Cinema do Brasil, com apoio do Festival do Rio.

O I Encontro de Produtores do MERCOSUL foi realizado em abril deste ano, em Buenos Aires, Argentina. Além de apresentar seu projetos, produtores também trocaram Informações sobre legislação e normas de produção e co-produção em cada país da região.

 



Inscrições abertas até 05 de outubro

As inscrições para o III Concurso Itamaraty para o Cinema Brasileiro estão abertas até o dia 05 de outubro. O concurso visa a incentivar a produção cinematográfica brasileira e a sua promoção no exterior, por meio da concessão de prêmio aos melhores filmes inscritos.

As obras inscritas e selecionadas serão exibidas no X Festival Internacional de Cinema de Brasília - X FIC Brasília, que será realizado de 29 de outubro a 09 de novembro, e concorrerão aos prêmios de melhor longa-metragem (R$ 25 mil) e melhor curta-metragem (R$ 10 mil).

Podem participar da seleção quaisquer filmes brasileiros de curta e longa metragens produzidos no país em 2007 ou em 2008, desde que não exibidos em mostras e/ou festivais em Brasília, em circuito comercial de cinema ou canais de televisão, ou por qualquer outro meio de difusão, até o encerramento do Festival.

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.mre.gov.br. Para outras informações e esclarecimentos, a organização do X FIC Brasília poderá ser contatada nos telefones (61) 3316-6807 ou 3316-6475.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

 



  Edições Anteriores
 A ANCINE não se responsabiliza por mensagens alteradas, replicadas e encaminhadas por terceiros. O conteúdo desta publicação pode ser reproduzido desde que citada a fonte. Caso não queira mais receber este Boletim, solicite seu descadastramento.
Para dúvidas, críticas e sugestões entre em contato conosco.
ANCINE