ANCINE
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 14 | 08   














Norma estabelece regras para obtenção de recursos incentivados a partir de seleção pública

A Diretoria Colegiada da Ancine aprovou a norma que estabelece critérios para a apresentação e análise de projetos de distribuição que visem à obtenção de recursos previstos nos artigos 1º e 1º-A da Lei do Audiovisual. A Deliberação Nº 1, de 08 de outubro de 2008, trata especificamente de incentivos provenientes de editais de empresas públicas e sociedades de economia mista.

Entende-se por projeto de distribuição o conjunto de documentos e informações apresentados por empresas distribuidoras brasileiras devidamente registradas na ANCINE, que tenham por finalidade a comercialização de uma obra cinematográfica brasileira de longa metragem de produção independente no mercado nacional de salas de exibição.

A documentação exigida, a descrição da cobertura de orçamento por recursos incentivados e a organização do projeto estão detalhados na íntegra da Deliberação Nº 233, de 08 de outubro de 2008.

 



Sete produtoras brasileiras serão contempladas com R$100 mil cada

A Ancine comunica o resultado final do Edital 2008 do Programa de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro, mecanismo de fomento à indústria cinematográfica que concede apoio financeiro às empresas produtoras em razão da premiação ou indicação de longas-metragens brasileiros, de produção independente, em festivais nacionais e internacionais.

Cada uma das sete primeiras colocadas será contemplada com o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), ficando as demais inscrições habilitadas na condição de suplentes. Concorreram à premiação os produtores que receberam prêmios concedidos por júri oficial nas categorias de melhor filme e melhor direção, ou participaram com obras cinematográficas na principal mostra competitiva dos festivais.

A classificação final segue na tabela abaixo.

Classificação Proponente
UF
Projeto Pontuação
1
Caos Produções Cinematográficas
SP
O ano em que meus pais saíram de férias
20
2
Zazen Produções Audiovisuais Ltda.
RJ
Estamira
19,5
3
Tres Mundos Cine y Video Ltda.
RJ
Soy Cuba, o mamute siberiano
16,5
4
Videofilmes Produções Artísticas Ltda.
RJ
O céu de Suely
16
5
Casa Azul Produções Artísticas
SP
Do luto à luta
12
6
Drama Filmes Ltda.
SP
Crime delicado
10,5
7
Cine Luz Produções Cinematográficas Ltda.
RJ
Meninas
8
8
Diler & Associados Ltda.
RJ
A máquina
6,5
9
Laz Audiovisual Ltda.
PR
Cafundó
5,5
10
Coevos Filmes Ltda.
RJ
Achados e perdidos
5,5
11
CaradeCão Produções Ltda.
RJ
Anjos do Sol
5
12
Truque Produtora de Cinema Tv e Video Ltda.
BA
Eu me lembro
5
13
Filmes do Equador Ltda.
RJ
Sonhos e desejos
4

Clique aqui para ver a íntegra da ata com o resultado final.

 



Reuniões serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro, em Madri. Projetos devem ser encaminhados até 20 de outubro

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2008 será realizado o Encontro de Produtores Brasil-Espanha, em Madri, Espanha. O Encontro é uma iniciativa da ANCINE e do Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA), com apoio do Programa Cinema do Brasil.

Durante o evento, produtores do Brasil e da Espanha apresentarão seus projetos de obra cinematográfica de longa-metragem aos seus congêneres presentes.

Seleção dos projetos de produtores brasileiros - Os projetos de produtores brasileiros deverão ser encaminhados por empresas produtoras brasileiras registradas na ANCINE ao Programa Cinema do Brasil até o dia 20 de outubro, às 23h59, por e-mail.

As inscrições dos projetos de produtores brasileiros deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail. A data do envio será considerada como a de inscrição.

A mensagem deverá conter documento anexo, em formato word ou pdf, contendo as seguintes informações:

  • Título do projeto (de obra cinematográfica de longa-metragem);
  • Sinopse (máximo de 10 linhas), em português e espanhol (obrigatório);
  • Resumo do argumento (máximo de 4 páginas) em português e espanhol. Não serão aceitos roteiros;
  • Nome e informações relevantes sobre a empresa produtora brasileira titular do projeto (máximo de uma página);
  • Nome e currículo profissional do produtor responsável pelo projeto (máximo de uma página);
  • Prova documental da titularidade dos direitos da obra;
  • Contatos do produtor responsável pelo projeto e da sua empresa;
  • Outras informações consideradas relevantes sobre o projeto, caso disponíveis (autor do argumento, diretor, elenco etc., máximo de uma página).

As mensagens com as informações acima listadas deverão ser enviadas obrigatoriamente para cinemadobrasil@gmail.com, com cópia para analeticia@sicesp.org.br e rachel.monteiro@gmail.com, devendo ser indicado "Encontro de Produtores Brasil-Espanha" no campo “Assunto”. Não serão aceitas inscrições enviadas a somente um dos endereços acima listados.

Uma comissão ad hoc selecionará, no máximo, dez projetos que participarão do Encontro. Os projetos deverão ter real potencial para co-produção com a Espanha.

Resultados - Após a deliberação da comissão de seleção, o Programa Cinema do Brasil comunicará os resultados aos produtores responsáveis pelos projetos selecionados.

Hospedagem - O Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA) arcará com os custos da hospedagem.

 



  Edições Anteriores
 A ANCINE não se responsabiliza por mensagens alteradas, replicadas e encaminhadas por terceiros. O conteúdo desta publicação pode ser reproduzido desde que citada a fonte. Caso não queira mais receber este Boletim, solicite seu descadastramento.
Para dúvidas, críticas e sugestões entre em contato conosco.
ANCINE