Dez produtores brasileiros selecionados defenderão seus projetos em pitching
Dando prosseguimento à política da ANCINE de promover o cinema brasileiro no exterior, acontecerá nos próximos dias 13 e 14 de novembro, em Madri, o 1º Encontro Brasil - Espanha de Produtores. Durante o evento, uma iniciativa da ANCINE e do Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA), com apoio do Cinema do Brasil, haverá um "pitching", no qual os dez projetos de produtores brasileiros selecionados serão apresentados.
Outro fator importante deste 1º Encontro de Produtores é o fato de que, pela primeira vez, representantes de ambos os países, entre produtores, distribuidores e exibidores, participarão de mesas de discussão específicas com o objetivo de trocar informações sobre os mercados cinematográficos brasileiro e espanhol.
Haverá três debates. Após a abertura, que será feita pelo Diretor-Presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e por Fernando Lara, Diretor Geral do ICAA, começa a mesa "Os mercados cinematográficos de Brasil e Espanha", com a presença de André Sturm (Presidente do Programa Cinema do Brasil). Em seguida, o tema será "Aprovação de co-produções, financiamento público e incentivos fiscais", que terá a participação do assessor internacional da Agência, Alberto Flaksman.
Na parte da tarde, após o pitching, a discussão será sobre o cinema independente ibero-americano. Pelo lado brasileiro, teremos as presenças de Adhemar Oliveira (Circuito Espaço de Cinema); Bruno Wainer (Distribuidora Downtown); Leopoldo Nunes (TV Brasil); e Antonio Almeida (Globo Filmes) - todos convidados pela ANCINE.
Paralelamente ao Encontro, acontecerá a 2ª Mostra de Cinema Brasileiro NOVOCINE, promovida pela embaixada brasileira e pela Fundação Cultural Hispano - Brasileira.
A lista de produtores que irão apresentar seus projetos no pitching é a seguinte:
- Otto Desenhos Animados, com o projeto “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra
- Cinema Filmes, com “América Oculta”, de John Porciúna
- Solar Filmes, com “Maresia”, de Marcos Guttmann
- Bossa Produções, com “Mátria”, de Jom Tob Azulay
- Rec Produtores, com “O Homem das Multidões”, de Marcelo Gomes
- Truque Produtora de Cinema, com “O Homem que não Dormia”, de Edgar Navarro
- Coração da Selva, com “Onde Estará a Felicidade”, de Carlos Alberto Riccelli
- Araça Azul Cinema e Vídeo, com “Perto do Céu”, de Renata Rezende e Carla Guimarães
- Taiga Filmes, com “Que os Velhos Mortos Cedam Lugar aos Novos Mortos”, de Julia Murat
- Ioiô Filmes / Lynxfilm / Primo Filmes, com “Uma Mulher Uma Arma”, de Heitor Dhalia