Participam representantes da Receita Federal, do Ministério Público do Rio de Janeiro, da Firjan e da Microsoft
Nos próximos dias 1º e 2 de dezembro, a ANCINE realiza, no Hotel Mercure Botafogo, no Rio de Janeiro, o primeiro Fórum de Boas Práticas Repressivas ao Comércio de Produtos Audiovisuais Falsificados. No encontro, que será aberto pelo diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema, Manoel Rangel, serão apresentados os resultados do primeiro ano de atividades do Programa de Combate à Pirataria e as metas para 2009.
Desde sua criação, em dezembro de 2007, o núcleo de Apoio ao Combate à Pirataria da Agência desenvolve ações contra o comércio de produtos falsificados em parceria com outros órgãos, como a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) do Rio de Janeiro. Dentre essas ações destaca-se uma importante apreensão de CDs e DVDs piratas na região da Rua Uruguaiana, no Centro do Rio, em julho de 2007.
Para destacar a importância da parceria entre a ANCINE e as forças policiais que atuam no combate à pirataria e crimes afins e promover a troca de experiências, delegados de todo o País foram convidados a participar do Fórum. Está confirmada a presença de titulares de delegacias especializadas de estados como Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. Entre os palestrantes há representantes da Receita Federal, do Ministério Público do Rio de Janeiro, da Firjan e da Microsoft.