ANCINE
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 20 | 09   

















Sete projetos são selecionados para evento, que acontece durante o Festival de Berlim

A 59ª edição do tradicional Festival de Berlim, que acontece entre os dias 5 e 15 de fevereiro, abrigará o I Encontro de Produtores Brasil-Alemanha, promovido pela Agência Nacional do Cinema em parceria com o German Films e o Filmförderungsanstalt (FFA) e apoio do Programa Cinema do Brasil. A reunião é fruto do Acordo de Co-Produção Cinematográfica assinado pelos dois países, em vigor desde fevereiro do ano passado.

A escolha de projetos brasileiros para o encontro aconteceu em dezembro, com grande sucesso. Uma comissão formada por integrantes da ANCINE e do Cinema do Brasil analisou mais de 60 projetos de longa-metragem para selecionar os sete que irão participar da reunião. Confira a lista dos selecionados:

  • ‘A Montanha’, produção Três Mundos e Primo Filmes, direção de Vicente Ferraz.
  • ‘Dois Sequestros’, produção Zencrane Filmes, direção de Marcos Jorge.
  • ‘Heleno’, produção RT/Features e Videofilmes, direção de José Henrique Fonseca.
  • 'Praia do Futuro’, produção Coração da Selva, direção de Karim Aïnouz.
  • ‘Rania’, produção Latitude Sul Produções Artísticas, direção de Roberta Marques.
  • ‘Terreno em Berlim’, produção Gullane Filmes e Caos Produções, direção de Cao Hamburger.
  • ‘Uma Mulher uma Arma’, produção Ioiô Filmes, direção de Heitor Dhalia

O cinema brasileiro também marca presença nas mostras do Festival. A mostra Panorama, a mais importante do evento depois da competitiva oficial, exibirá dois longas-metragens nacionais: o documentário ‘Garapa’, de José Padilha, que volta à Berlinale um ano depois de ganhar o Urso de Ouro por ‘Tropa de Elite’, e o drama ‘Vingança’, do diretor gaúcho radicado no Rio de Janeiro Paulo Pons.

 



Ancine divulga lista das obras contempladas e relação dos 67 eventos aprovados

Com o objetivo de promover o cinema brasileiro no mercado internacional, a Agência Nacional do Cinema criou, em 2003, o Programa ANCINE de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, que contempla com recursos diversos as produções selecionadas para um dos 67 eventos aprovados pela Diretoria Colegiada da Agência.

Apenas neste começo de 2009, sete filmes já garantiram o apoio do programa para representar o Brasil em dois importantes festivais internacionais de cinema. No 9º Festival de Sundance, que acontece até o dia 25 em Utah, nos Estados Unidos, serão exibidos o longa-metragem ‘Carmo’, de Murilo Pasta, e o curta ‘Eu e Crocodilos’, de Marcela Arantes.

Já o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, cuja 38ª edição terá início dia 21, na Holanda, exibe os longas-metragens ‘A Erva do Rato’, de Júlio Bressane; ‘A Festa da Menina Morta’, de Matheus Nachtergaele; ‘Apenas O Fim’, de Matheus Souza, e ‘Filmefobia’, de Kiko Goifman, além do curta ‘Tarabatara’, de Julia Zakia.

O Programa ANCINE de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais custeia, de acordo com a classificação do festival pela Diretoria Colegiada, passagens aéreas, produção e envio de cópias legendadas. A relação dos eventos e as respectivas formas de apoio para 2009 estão disponíveis no Portal ANCINE.

Abaixo, a lista dos primeiros contemplados de 2009 e os apoios concedidos:

Festival de Cinema de Sundance: ‘Carmo’, passagem aérea para o produtor Roberto Helene D'Avila; ‘Eu e Crocodilos’, passagem aérea para a diretora Marcela Arantes, cópia legendada em inglês e envio da cópia.

Festival Internacional de Cinema de Roterdã: ‘A Erva do Rato’, cópia legendada em inglês e envio da cópia; ‘A Festa da Menina Morta’, cópia legendada em inglês envio da cópia; ‘Apenas o Fim’, cópia legendada em inglês e envio da cópia; ‘Filmefobia’, cópia legendada em inglês envio da cópia; ‘Tarabatara’, envio de cópia legendada.

 



Projetos devem ser enviados para a unidade técnica do programa ou à ANCINE até 16 de fevereiro

A ANCINE comunica a abertura das inscrições de projetos para Apoio Financeiro do Programa IBERMEDIA, que tem por finalidade subsidiar projetos cinematográficos ibero-americanos nas seguintes modalidades:

- Programas de Formação dirigidos a profissionais da indústria audiovisual ibero-americana;
- Co-produção de filmes ibero-americanos. Linha aberta ao documentário;
- Desenvolvimento de projetos de cinema e televisão;
- Distribuição de filmes ibero-americanos;
- Conteúdos para vendas internacionais “delivery”.

Nas modalidades acima, o período de inscrições está aberto até 16 de fevereiro de 2009.

Já especificamente nas modalidades de Distribuição e Exibição, o prazo de inscrições vai até 15 de junho de 2009.

Os editais de cada modalidade e seus formulários estão disponíveis no sítio www.programaibermedia.com.

Os projetos deverão ser enviados diretamente para a Unidade Técnica do IBERMEDIA: Calle Ferrraz nº 10, 1º izda. - 28.008 Madri – Espanha.

Ou para:

Agência Nacional do Cinema – ANCINE - Av. Graça Aranha, 35/4º andar – Centro – Rio de Janeiro- RJ – Cep: 20.030-002.

Os projetos que não cumprirem os pré-requisitos não serão considerados.

O que é o IBERMEDIA?

O Fundo Ibero-americano de ajuda IBERMEDIA foi criado em novembro de 1997 para estimular a co-produção de filmes para cinema e televisão. O Programa faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas de Ibero-América (CAACI), e tem o objetivo de promover entre os seus Estados membros, por meio de ajuda financeira, a criação de um espaço audiovisual ibero-americano.

O IBERMEDIA é atualmente formado pelos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O Brasil é o segundo maior financiador do programa de cooperação com uma participação anual de U$ 600 mil dólares. A ANCINE pertence ao Comitê Executivo do Programa, juntamente com os institutos de cinema da Espanha, do México, do Panamá e de Portugal.

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Cada sala de cinema do país deverá exibir filmes brasileiros durante um mínimo de 28 dias

O número de dias para exibição obrigatória de filmes nacionais nas salas de cinema em 2009 permanece o mesmo em comparação aos anos de 2007 e 2008. A Cota de Tela – dispositivo legal que fixa o número de dias para a exibição de obras cinematográficas brasileiras – foi mantida para o ano de 2009 pelo Decreto Nº 6.711, publicado dia 26 de dezembro no Diário Oficial da União.

Cada cinema do país deverá exibir filmes nacionais de longa metragem no mínimo durante 28 dias do ano, havendo uma variação de acordo com a quantidade de salas de cada complexo. O Decreto da Cota de Tela também determina a diversidade de títulos nacionais a serem exibidos por cada sala de cinema ou complexo.

Os números da Cota de Tela para 2009 foram fixados pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República a partir de estudos técnicos da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), visando garantir a circulação e o acesso às obras audiovisuais produzidas no país.

As regras gerais para o cumprimento e aferição da Cota de Tela por parte dos agentes de mercado e pela ANCINE, respectivamente, foram estabelecidas pela Instrução Normativa Nº67, de 18 de dezembro de 2007, e pela Instrução Normativa Nº 71, de 15 de abril de 2008.

História - A Cota de Tela é um mecanismo de proteção das cinematografias nacionais em face da cinematografia estrangeira comercialmente hegemônica. Foi estabelecida no Brasil pela primeira vez em 1934, com base no decreto nº 21.240, de 1932, prevendo a exibição de um filme educativo a cada sessão, e foi estendida aos filmes de longa-metragem durante o Estado Novo, com o Decreto-lei 1949/39.

Em 1950, cada sala deveria exibir ao menos 6 filmes brasileiros por ano. No ano seguinte, o critério passou a ser a proporcionalidade, que ficou conhecido como “lei 8 x 1”, que corresponde no mínimo a 42 dias de exibição. Já em 1959, foi estipulado o critério até hoje utilizado do número fixo de dias de exibição por ano. Em 1963 a Cota aumentou para 56 dias ao ano e, com a criação do Instituto Nacional do Cinema (INC), a obrigatoriedade mais que dobrou, indo para 112 dias. Com o Conselho Nacional do Cinema (Concine) a Cota de Tela chegou ao ponto máximo: 140 dias. Em 1998, início da Retomada, a obrigatoriedade de exibição estava fixada em 49 dias.

Clique aqui para acessar a íntegra do Decreto Nº 6.711/08..

 



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