Edital é anunciado pelo diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, durante encontro entre produtores brasileiros e galegos
A ANCINE recebe até 13 de abril inscrições para o Programa de Fomento Direto à Co-Produção ANCINE - Consórcio Audiovisual da Galícia. O Edital prevê a concessão de R$ 300 mil a um projeto de longa-metragem, no gênero ficção e/ou animação, e R$ 100 mil a um projeto de longa-metragem, no gênero documentário – cujas filmagens não tenham sido iniciadas.
Ambos os projetos devem ser realizados conjuntamente por empresa produtora brasileira e empresa produtora galega, sendo possível a participação de um co-produtor de um terceiro país que não o Brasil ou a Espanha. O objetivo do Edital é possibilitar uma maior atuação das produtoras nacionais no mercado internacional e favorecer o intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e Galícia.
O projeto de filme de ficção/animação deve ser apresentado por uma empresa produtora brasileira, na condição de co-produtora minoritária, devendo deter a titularidade de, no mínimo, 20% (vinte por cento) dos direitos patrimoniais da obra. Já para o projeto de documentário, a co-produtora brasileira pode ser minoritária ou majoritária, detendo os direitos patrimoniais de, respectivamente, no mínimo 20%, e no máximo 80% da obra.
Encontro de produtores - O anúncio do 2º Edital de Co-Produção Brasil-Galícia foi feito pelo diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, e pelo diretor-gerente do Consórcio Audiovisual da Galícia, Ignacio Varela Ramos, durante o III Encontro Audiovisual Brasil-Galícia, que acontece entre os dias 12 e 16 deste mês, em Salvador.
Cerca de 40 produtoras brasileiras e galegas participam do encontro, cujo objetivo é incentivar a realização de co-produções e outras operações do mercado audiovisual entre o Brasil e a Espanha. O evento, que termina dia 16, é realizado pelo Programa Cinema do Brasil, em parceria com a ANCINE e com o Consórcio Audiovisual da Galícia.
Mais informações em www.ancine.gov.br.