ANCINE
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 27 | 09   



21/08/09 - Foram 18 os projetos escolhidos para receber investimentos da Linha de Produção de Longas-Metragens (Linha A) do Fundo Setorial do Audiovisual. Cercado de expectativa, o resultado foi anunciado na tarde desta quinta-feira, em cerimônia realizada no escritório da ANCINE no Rio de Janeiro...






Foram 18 os projetos escolhidos para receber investimentos da Linha de Produção de Longas-Metragens (Linha A) do Fundo Setorial do Audiovisual. Cercado de expectativa, o resultado foi anunciado na tarde desta quinta-feira, em cerimônia realizada no escritório da ANCINE no Rio de Janeiro, que contou com a presença de produtores, diretores e atores. Apresentados por 16 produtoras proponentes, os 18 filmes selecionados receberão recursos que totalizam R$ 15 milhões, divididos em duas modalidades: aporte na produção e complementação de recursos. Veja aqui os projetos selecionados e os valores investidos pelo FSA.

Manoel Rangel, Diretor-Presidente da ANCINE, destacou em sua fala que o resultado final da Linha A reflete a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo, pois contemplou filmes de diversos gêneros, voltados para todos os públicos, com produtoras pequenas, médias e grandes e diretores de diferentes gerações. Lembrou também que o Fundo Setorial do Audiovisual, nas suas quatro linhas de ação, teve uma resposta expressiva do setor, apesar de representar um mecanismo novo na política de fomento ao mercado, com várias marcas distintivas:

_ O Fundo Setorial do Audiovisual se diferencia de outros mecanismos de fomento porque segue uma lógica de seleção que privilegia o mérito, que dialoga com o resultado pregresso de produtoras e distribuidoras. E também porque se trata de um investimento, com o compartilhamento de riscos e resultados com produtores e distribuidores. Isso representa uma nova estratégia na ocupação planejada do mercado interno pelo filme brasileiro, bem como na agilização do ciclo da produção, para que os filmes fiquem disponíveis mais cedo no mercado.

Além de destacar a importância da parceria entre Estado e empreendedores privados numa nova forma de relacionamento, Rangel enfatizou que muitos outros projetos, além dos 18 escolhidos pelo Comitê Gestor do FSA, estavam maduros para receber investimentos. E destacou a transparência do processo de seleção, com uma grade de critérios formulada pelo Comitê Gestor, de forma a mitigar ao máximo a subjetividade nas análises.

_ Nós não subestimamos o risco de fazer isso, pois é delicado lidar com as convicções dos criadores sobre as suas obras, mas acreditamos que só assim seremos capazes de formar e consolidar uma cultura setorial, a médio e longo prazo. Em breve serão lançados novos editais, que já estão sendo examinados pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial, dando continuidade ao ciclo de produção e investimento no mercado.

Segundo Manoel Rangel, os novos editais incorporarão algumas modificações, como o desmembramento da Linha A em duas chamadas, uma para aporte na produção e outra na complementação, e um novo balanceamento no peso dos critérios de cada linha de ação, além da simplificação de alguns procedimentos. Revelou, também, que estão sendo estudadas duas novas linhas, para criação de salas de exibição e co-produções internacionais. O rumo permanecerá o mesmo, com ênfase nos resultados econômicos e artísticos dos projetos apoiados pelo Fundo Setorial.

No mesmo espírito de sublinhar a necessidade de diálogo entre Estado e iniciativa privada, Luis Fernandes, Presidente da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos afirmou que o Fundo Setorial do Audiovisual é estratégico para o Brasil, num momento em que a convergência tecnológica traz a ameaça de desnacionalização do audiovisual brasileiro, entre outros desafios prementes. E lembrou que o risco faz parte de qualquer processo de inovação:

_ Sempre e em qualquer setor onde há inovação, ela envolve riscos. Se o poder público quer fomentar a inovação, ele tem que se tornar parceiro dos empreendedores no risco. Este é um traço comum a todos os 18 fundos setoriais de que a FINEP participa. Mas a continuidade desses programas é fundamental, porque com o tempo eles passam a ser assimilados pelo setor como um bem coletivo, que é preciso preservar. Por isso o Fundo Setorial do Audiovisual deve ser entendido como uma ação de Estado, não de um Governo.

O Diretor Mario Diamante anunciou em seguida os resultados. Ele lembrou que os diferentes valores estabelecidos para cada proponente não têm relação com a qualidade de cada projeto, mas com as demandas dos proponentes e com as etapas de realização de cada projeto. Mario reforçou as palavras de Luis Fernandes:

_ Novos editais virão, e mesmo aqueles proponentes que não foram selecionados sabem que poderão receber investimentos no futuro. Daí a importância da continuidade do Fundo Setorial do Audiovisual.

Entre os representantes da classe artística presentes na cerimônia, o clima era de satisfação e reconhecimento da relevância do Fundo Setorial do Audiovisual como marco de uma nova política de fomento ao setor. A atriz Julia Lemmertz destacou o fato de o Fundo atacar diferentes elos da cadeia econômica, da produção à exibição:

_ Fazer cinema no Brasil sempre foi algo tão sofrido e batalhado que essa iniciativa é muito bacana, para exercer o necessário papel de fomento à produção nacional. Temos que comemorar e torcer para que não seja algo passageiro, mas um mecanismo permanente.

O ator Caio Blat acrescentou:

_ O Fundo Setorial é fundamental para a estruturação do mercado. Eu participei de dois filmes que estavam há muito tempo dependendo de finalização, e esse aporte foi decisivo. Muitas vezes filmes com grande potencial dependem de um último apoio para se viabilizarem, e o Fundo cumpre esse papel muito bem.

O diretor Beto Brant também sublinhou o papel estratégico do Fundo Setorial:

_ É importante por ser uma estratégia de ocupação de mercado, uma nova fonte de financiamento que não é vulnerável às oscilações do mercado. Estamos muito felizes porque esse aporte garantiu o nosso filme.
 

Diretor-Presidente da ANCINE fala sobre os resultados da Linha A

Quais foram os critérios da seleção final da Linha de Produção de Longas-metragens do Fundo Setorial do Audiovisual (Linha A)?

MANOEL RANGEL: A análise de cada proposta, nas etapas de habilitação e pré-seleção, foi conduzida por técnicos da FINEP e da ANCINE, assessorados por consultores externos contratados especialmente para esse fim, com base nos critérios definidos pelo Comitê gestor do FSA. A classificação das propostas apresentadas observou os aspectos artísticos de cada projeto, a sua adequação ao público, a qualificação da equipe artística e técnica, a capacidade e desempenho da produtora e o planejamento e adequação do plano de negócios. Na fase da defesa oral compareceram os representantes de produtoras das 30 obras selecionadas, acompanhados de representantes das suas distribuidoras - já que a apresentação de um contrato de distribuição é um requisito para a contratação do investimento. Após as apresentações, o Comitê de Investimentos do FSA deliberou acerca das notas a serem atribuídas a cada proposta, observando como referência os mesmos critérios de avaliação citados acima, além das respostas concedidas ao Comitê durante a exposição individual de cada proponente. A decisão final de investimento foi coerente com as diretrizes do FSA e com os objetivos da Linha de Produção de Longas-metragens, a chamada Linha A, quais sejam, incrementar a produção de filmes com potencial de competição nos mercados interno e externo, nos diversos segmentos de público; viabilizar projetos de co-produção internacional; e agilizar o processo de realização e lançamento dos filmes no mercado brasileiro.

Como foi decidido o valor a ser investido em cada projeto aprovado?

RANGEL: Considerando a pontuação da fase de defesa oral, a nota final de cada proposta e os respectivos valores pleiteados, restava decidir o valor de cada aporte. Aqui os critérios utilizados foram a viabilidade econômico-financeira do projeto; seu potencial de retorno comercial nos diversos segmentos do mercado, em especial nas salas comerciais; as estratégias de lançamento, distribuição e comercialização; a perspectiva de participação em mostras e festivais nacionais e internacionais, para a difusão e valorização da cultura nacional; e a estrutura físico-financeira da proposta, incluindo cronograma e orçamento. Também foram consideradas a mitigação de riscos em projetos que já estavam em avançado estágio de finalização e a proporção do valor pleiteado em relação ao orçamento total da obra. Tudo, é claro, dentro da disponibilidade de recursos alocados. Por tudo isso, consideramos ter alcançado um resultado compatível com os objetivos da Chamada Pública, alocando investimentos em projetos com mérito técnico e artístico, além de inegável potencial econômico.




 

 
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