ANCINE
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 28 | 09   



28/08/09 - A classe cinematográfica se reuniu no auditório da ANCINE no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, para a cerimônia de divulgação dos resultados do Prêmio Adicional de Renda – PAR 2009, que vai injetar no mercado R$ 9,3 milhões. O PAR é um mecanismo de apoio automático a todos...





A classe cinematográfica se reuniu no auditório da ANCINE no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, para a cerimônia de divulgação dos resultados do Prêmio Adicional de Renda – PAR 2009, que vai injetar no mercado R$ 9,3 milhões. O PAR é um mecanismo de apoio automático a todos os elos da cadeia do audiovisual, com base em parâmetros de desempenho de mercado. Nesta edição foram contempladas 21 empresas produtoras, 12 distribuidoras e 34 exibidoras. Veja os resultados aqui .

O Diretor-Presidente da ANCINE, Manoel Rangel, abriu a cerimônia enfatizando a importância de dar visibilidade ao esforço e à perseverança das empresas que valorizam o produto audiovisual nacional. Rangel fez um balanço dos efeitos concretos que o Prêmio Adicional de Renda já vem apresentando. Em funcionamento contínuo desde 2005, o mecanismo já contribuiu, com seus recursos, para grandes êxitos de bilheteria, tanto na produção como na aquisição de seus direitos de comercialização pelas distribuidoras. E exibidores puderam reformar ou ampliar suas salas em diferentes regiões do país, além de realizar programas de formação de público voltados ao filme brasileiro.

_ O PAR premia o desempenho passado, mas representa uma aposta no futuro, pois esses recursos retornam integralmente para a atividade na forma de investimentos em novos projetos. Além disso, é um mecanismo que corrige alguns desbalanceamentos e distorções que o mercado apresenta, favorecendo o desenvolvimento mais equilibrado da indústria e contribuindo para que sejam realizados, distribuídos e exibidos cada vez mais filmes nacionais.

Em apenas cinco anos de existência do PAR, seu valor total mais que dobrou, o que demonstra que esse mecanismo vem sendo reconhecido como fundamental para a indústria. Em muitos casos, o PAR já faz parte da equação de sustentação e desenvolvimento das empresas do setor, sobretudo no caso dos exibidores. Mas também os produtores já contam com o PAR para desenvolver novos projetos. E os distribuidores são incentivados a apostar em mais filmes brasileiros, sabendo que contarão com esse apoio nas despesas de comercialização, ou na aquisição dos direitos de distribuição.

_ É claro que nós queremos que todas as salas exibam cada vez mais filmes nacionais, mas, no caso dos exibidores, focamos naquele segmento que encontra mais dificuldades de sobrevivência, que são salas isoladas e os complexos com até duas salas – prosseguiu Rangel. - Essas salas já contam com o PAR na sua estratégia de manutenção e podem investir esses recursos na aquisição de equipamentos digitais ou mesmo em programas de formação de público, com respostas significativas das platéias locais. Nós acreditamos profundamente no PAR, bem como no PAQ, o Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro, como instrumentos efetivos de relacionamento da Agência com o setor, ao lado de outros tipos de apoio promovidos pelo Estado. Por fim, vale destacar que o PAR vem criando redes de solidariedade entre as empresas, com produtores se associando a outros produtores ou mesmo distribuidores, em projetos de interesse comum.

Em seguida à fala de Manoel Rangel , o Diretor da ANCINE Glauber Piva apresentou a relação de empresas contempladas pelo PAR 2009, com os respectivos valores:

_ Nós podemos observar com muita segurança o crescimento da participação das empresas produtoras, distribuidoras e exibidoras no Prêmio Adicional de Renda, um mecanismo que tem um impacto regulatório importante, porque premia o desempenho pregresso e ao mesmo tempo fomenta a atividade – declarou Piva.

Wilson Feitosa, da empresa Europa Filmes – que distribuiu dois longas nacionais em 2008, ‘Feliz Natal' e ‘O Signo da Cidade' -, também analisou a importância do Prêmio Adicional de Renda do ponto de vista dos distribuidores:

_ O PAR estimula os distribuidores e exibidores a apostar cada vez mais no conteúdo nacional. No ano passado pude aplicar a verba do PAR na produção do filme ‘Rosa Morena' e na distribuição de ‘Verônica'.

O cineasta Murilo Salles, que compareceu ao evento na condição de produtor da Cinema Brasil Digital, responsável pelo lançamento do longa-metragem ‘Nome Próprio', também ressaltou a importância do PAR e revelou onde vai investir a verba do prêmio:

_ Vou colocar tudo na produção do documentário de longa-metragem ‘És Tu, Brasil', o próximo projeto que vou dirigir.

Nelson Krumholz, distribuidor do Grupo Estação e exibidor no complexo de duas salas Estação Ipanema, também ressaltou a importância do PAR:

_ O PAR é uma espécie de reparação histórica, porque a área de exibição nunca era premiada. Essa divisão do Prêmio em três categorias é muito boa, porque permite, no caso da exibição, modernizar as salas e estimula a preocupação constante com a qualidade dos serviços.



Saiba mais sobre o PAR

O Prêmio Adicional de Renda é concedido a empresas produtoras, distribuidoras e exibidoras, de acordo com o desempenho comercial dos filmes brasileiros no mercado de salas de exibição. O valor total do PAR este ano é de R$ 9,3 milhões, superando os R$ 8,2 milhões da edição de 2008. No PAR 2009, no caso das produtoras e distribuidoras, foram considerados os longas-metragens brasileiros de produção independente lançados comercialmente entre 1º de dezembro de 2007 e 30 de novembro de 2008. Já para as exibidoras foram considerados os filmes lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Só puderam se inscrever aqueles exibidores que cumpriram a Cota de Tela em 2008. Nesta entrevista, o Diretor-Presidente da ANCINE, Manoel Rangel , fala sobre a importância do PAR.



Quais são os objetivos do Prêmio Adicional de Renda?

MANOEL RANGEL - O Prêmio nasceu com a missão de estimular o desenvolvimento de todos os setores da indústria, a produção, a distribuição e a exibição. Nós identificamos uma série de gargalos que prejudicam esses setores e decidimos criar um mecanismo que atacasse esse problema. O PAR tem dois objetivos básicos, portanto: estimular o diálogo da cinematografia nacional com o seu público e realimentar a indústria, já que esses recursos são obrigatoriamente aplicados no desenvolvimento de novos projetos, nos respectivos segmentos de atuação das empresas contempladas.


Como o PAR funciona?  

RANGEL - O PAR é um mecanismo que ao mesmo tempo fomenta e regula o mercado, beneficiando as distribuidoras de filmes independentes, as exibidoras de pequeno e médio porte e o produtor independente. É uma forma de apoio direta e automática, que valoriza o trabalho das empresas que demonstrem compromisso com o fortalecimento do cinema nacional e complementa os mecanismos seletivos das leis de incentivo e dos editais. O PAR já estava previsto na Medida Provisória que criou a ANCINE, em 2001, mas só foi estruturado e operacionalizado em 2005. Vale lembrar que esse tipo de fomento baseado no desempenho de mercado estimulou boa parte da produção nacional dos anos 70, quando o cinema brasileiro teve uma forte presença no mercado.


Que impacto se espera que o PAR tenha no mercado de salas de exibição?  

RANGEL - O baixo número de salas de cinema e a sua concentração nos grandes centros urbanos representam um entrave ao desenvolvimento sustentado da indústria. Com quase 200 milhões de habitantes , temos apenas 2.278 salas de cinema , distribuídas em 409 municípios. Enquanto a produção de filmes aumenta , o número de cinemas diminui , é uma contradição. Por isso a ANCINE tem apoiado os cinemas de uma e duas salas com recursos do PAR desde a implementação desse mecanismo , em 2005. É preciso ampliar radicalmente o número de salas de cinema no Brasil , induzindo empreendedores privados a construir novas salas em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes , sobretudo em locais de grande circulação da população de classe C. A ampliação dos mercados de exibição é um dos nossos maiores desafios , e por isso mesmo mercê destaque o grande crescimento de exibidoras contempladas pelo PAR que se verifica a cada ano , desde a criação desse mecanismo , em 2005.







 
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