ANCINE
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 31 | 09   









 

Semana do Filme Nacional será realizada de 20 a 26 de novembro

06/11/09 - Graças ao esforço conjunto da ANCINE – Agência Nacional do Cinema e da FENEEC - Federação Nacional das Empresas Exibidores, será realizada de 20 a 26 de novembro a Semana do Filme Nacional. Com ingressos a preços reduzidos (R$ 6 e meia-entrada a R$ 3), inclusive nas sessões do fim de semana, a campanha promoverá o cinema brasileiro, ampliando a oferta de títulos, e estimulará o acesso do público às salas de exibição. É o segundo ano consecutivo em que a ANCINE realiza a promoção, que em 2008 contou com a participação de mais de 300 salas de cinema em todo o Brasil.

"O nosso objetivo é unir forças com toda a cadeia cinematográfica brasileira e incentivar o hábito de ir ao cinema”, explica Manoel Rangel, Diretor-presidente da ANCINE. “Todos teremos uma excelente oportunidade para ver os principais filmes brasileiros lançados em 2009.”

A articulação entre as empresas exibidoras e distribuidoras é a principal garantia do êxito da Semana do Filme Nacional. Não há obrigatoriedade de exibição exclusiva de lançamentos, sendo recomendada a manutenção dos filmes em cartaz ou mesmo o retorno de filmes já exibidos. Também são bem-vindas ações específicas, como a realização de mostras ou eventos paralelos, que aumentem o interesse do público e da mídia pela campanha.

Vários parceiros já aderiram à campanha. Ao longo de novembro, as principais emissoras de TV aberta e fechada exibirão um filme publicitário convidando o público a freqüentar as salas de cinema em todo o país. A ANCINE disponibilizará cartazes e filmetes promocionais para veiculação nas salas de cinema, além de spots para rádio e Internet.

Os exibidores interessados em participar da Semana do Filme Nacional devem firmar o [Termo de Adesão] com a ANCINE, que deve ser enviado até 17/11 para o e-mail semanadofilmenacional@ancine.gov.br.

A rede de exibidores que já aderiu à campanha se espalha por grandes cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Recife.

Para saber que cinemas participam da promoção, o público deverá consultar o hot site da Semana do Filme Nacional no portal da ANCINE (www.ancine.gov.br).

 




Projeto que financiará construção de salas faz parte do Programa de Expansão do Parque Exibidor


06/11/09
- Em ato realizado no Congresso Nacional, em Brasília, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel lançaram no dia 4 de novembro o projeto CINEMA DA CIDADE, que irá viabilizar a construção ou recuperação de cinemas em cidades de pequeno e médio porte (entre 20 mil e 100 mil habitantes). Dos 1.371 municípios brasileiros com essa população, apenas 194 possuem salas de cinemas.

O lançamento do projeto foi realizado no âmbito da Semana Nacional de Cultura, articulada para mobilizar o País pela aprovação de projetos estratégicos da cultura no Congresso Nacional – uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais. Estiveram presentes, entre outros, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, a deputada Maria do Rosário, a secretária de Cultura do Rio de Janeiro Jandira Feghali e o diretor da ANCINE Glauber Piva, além de artistas como o cantor Chico César e a cantora Rosemary.

O projeto CINEMA DA CIDADE é a primeira medida do Programa de Expansão do Parque Exibidor, organizado pela ANCINE em conjunto com o Ministério da Cultura e o BNDES para estimular a abertura de novas salas. Essa iniciativa focaliza especialmente as populações de classe C e as cidades e zonas urbanas não atendidas pelo serviço de exibição cinematográfica.

No caso do projeto CINEMA da CIDADE o foco são as cidades de pequeno e médio porte e sua implantação se dará por meio de emenda parlamentar. Para participar, as Prefeituras devem apresentar à ANCINE o projeto de construção ou recuperação das salas de cinema, com base em especificações técnicas fornecidas pela Agência. Uma vez contemplada com recursos do projeto, a prefeitura deverá selecionar, por edital público, uma empresa exibidora para a gestão do complexo.

"O deputado indicará qual o município foco de interesse da implantação da sala. Com isso, a Ancine fará convênio com a prefeitura para a implantação da sala na cidade. A prefeitura deve entrar com uma contrapartida, um terreno, um antigo cinema que pretende reabrir ou ainda alguma medida de desoneração fiscal", explicou Manoel Rangel.

O Ministro Juca Ferreira alertou que um dos objetivos do projeto é frear certa elitização do cinema, já que a maioria das salas em funcionamento no país está em shoppings. “Cultura é a economia que mais cresce no mundo e o Brasil até hoje não conseguiu dar a devida importância”, disse o ministro, reforçando que o projeto pretende descentralizar a exibição cinematográfica e levá-las às classes mais baixas da população.

O deputado Michel Temer prometeu apoio ao programa. “Em matéria de cultura, contem com o Congresso Nacional e com a Comissão Orçamentária”, afirmou.

Para mais detalhes sobre o CINEMA DA CIDADE, acesse o projeto no Portal ANCINE.


Veja aqui o folheto PROJETO CINEMA DA CIDADE


Com informações da Agência Brasil.



 


































  Edições Anteriores
 A ANCINE não se responsabiliza por mensagens alteradas, replicadas e encaminhadas por terceiros. O conteúdo desta publicação pode ser reproduzido desde que citada a fonte. Caso não queira mais receber este Boletim, solicite seu descadastramento.
Para dúvidas, críticas e sugestões entre em contato conosco.
ANCINE