06/11/09 - Em ato realizado no Congresso Nacional, em Brasília, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel lançaram no dia 4 de novembro o projeto CINEMA DA CIDADE, que irá viabilizar a construção ou recuperação de cinemas em cidades de pequeno e médio porte (entre 20 mil e 100 mil habitantes). Dos 1.371 municípios brasileiros com essa população, apenas 194 possuem salas de cinemas.
O lançamento do projeto foi realizado no âmbito da Semana Nacional de Cultura, articulada para mobilizar o País pela aprovação de projetos estratégicos da cultura no Congresso Nacional – uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais. Estiveram presentes, entre outros, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, a deputada Maria do Rosário, a secretária de Cultura do Rio de Janeiro Jandira Feghali e o diretor da ANCINE Glauber Piva, além de artistas como o cantor Chico César e a cantora Rosemary.
O projeto CINEMA DA CIDADE é a primeira medida do Programa de Expansão do Parque Exibidor, organizado pela ANCINE em conjunto com o Ministério da Cultura e o BNDES para estimular a abertura de novas salas. Essa iniciativa focaliza especialmente as populações de classe C e as cidades e zonas urbanas não atendidas pelo serviço de exibição cinematográfica.
No caso do projeto CINEMA da CIDADE o foco são as cidades de pequeno e médio porte e sua implantação se dará por meio de emenda parlamentar. Para participar, as Prefeituras devem apresentar à ANCINE o projeto de construção ou recuperação das salas de cinema, com base em especificações técnicas fornecidas pela Agência. Uma vez contemplada com recursos do projeto, a prefeitura deverá selecionar, por edital público, uma empresa exibidora para a gestão do complexo.
"O deputado indicará qual o município foco de interesse da implantação da sala. Com isso, a Ancine fará convênio com a prefeitura para a implantação da sala na cidade. A prefeitura deve entrar com uma contrapartida, um terreno, um antigo cinema que pretende reabrir ou ainda alguma medida de desoneração fiscal", explicou Manoel Rangel.
O Ministro Juca Ferreira alertou que um dos objetivos do projeto é frear certa elitização do cinema, já que a maioria das salas em funcionamento no país está em shoppings. “Cultura é a economia que mais cresce no mundo e o Brasil até hoje não conseguiu dar a devida importância”, disse o ministro, reforçando que o projeto pretende descentralizar a exibição cinematográfica e levá-las às classes mais baixas da população.
O deputado Michel Temer prometeu apoio ao programa. “Em matéria de cultura, contem com o Congresso Nacional e com a Comissão Orçamentária”, afirmou.
Para mais detalhes sobre o CINEMA DA CIDADE, acesse o projeto no Portal ANCINE.
Veja aqui o folheto PROJETO CINEMA DA CIDADE
Com informações da Agência Brasil.