|
Seminário Internacional sobre Políticas Públicas de Financiamento do Audiovisual reúne autoridades cinematográficas da Iberoamérica |
O evento será exibido ao vivo no portal da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro
Nos dias 28 e 29 de novembro, o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, sediará o seminário internacional Políticas Públicas de Financiamento do Audiovisual, com a participação dos países integrantes da Conferência de Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica – CACI e da França, país convidado.
O diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema – ANCINE, Manoel Rangel, é o secretário-executivo da CACI desde junho de 2011, quando foi eleito para um mandato de dois anos. Rangel é o primeiro representante de um órgão brasileiro a ocupar o cargo. Também é a primeira vez que um seminário da CACI é realizado no País.
Promovido pela ANCINE, com apoio institucional da RioFilme e da Secretaria Estadual de Cultura, o encontro tem como objetivo debater os instrumentos de políticas públicas orientados ao financiamento dos serviços audiovisuais, no marco da convergência tecnológica e de serviços, que têm sido utilizados nos diversos países da comunidade iberoamericana – e também no âmbito de instituições supranacionais, a exemplo do MERCOSUL e da União Européia.
Estarão presentes 17 dirigentes de institutos audiovisuais de países participantes da CACI, produtores, diretores, exibidores e pesquisadores da área, além de servidores de órgãos setoriais do audiovisual no Brasil. Também está confirmada a participação do presidente do Centre National du Cinéma et de l' image animée, Eric Garandeau, que apresentará os mecanismos de financiamento disponíveis na França.
Após o evento, representantes da CACI permanecerão na cidade para uma reunião ordinária da entidade, a segunda que acontece no Brasil – a primeira foi em Salvador, em 2005 -, e para uma reunião do Programa Ibermedia, que apoia financeiramente projetos de coprodução, desenvolvimento, distribuição, promoção e formação profissional.
As palestras e debates dos dois dias de seminário serão transmitidos ao vivo pelo Portal da Secretaria Estadual de Cultura.
Veja aqui a programação do seminário.
|
Projetos vencedores do Edital de Coprodução Brasil-Portugal |
Quatro projetos irão dividir um apoio equivalente a 600 mil dólares
A ANCINE divulgou os quatro vencedores que serão contemplados com o equivalente a US$ 150 mil cada através do Edital de Coprodução Brasil-Portugal 2011. O diretor da ANCINE, Glauber Piva, e o assessor internacional, Eduardo Valente, fizeram parte da Comissão que analisou um total de 13 projetos. Foram premiadas duas coproduções minoritárias brasileiras e duas minoritárias portuguesas. São elas:
- "Yvone Kane", coprodução minoritária brasileira apresentado pela produtora MPC & Associados, com direção de Margarida Cardoso;
-"O Ornitólogo", coprodução minoritária brasileira apresentado pela Ananã Produções, com direção de João Pedro Rodrigues.
- "Carisma Imbecil", coprodução minoritária portuguesa apresentado pela Persona Non Grata, direção de Sérgio Bianchi;
- "Os Últimos Dias de Getúlio", coprodução minoritária portuguesa apresentado por Midas Filmes, direção de João Jardim.
O concurso Brasil-Portugal é fruto do Protocolo Luso-Brasileiro de Coprodução Cinematográfica, celebrado em 2007 entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual – ICA (Portugal) e a ANCINE.
Veja a ata com o resultado final.
|
Seminário de Prestação de Contas de Projetos Audiovisuais |
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 2 de dezembro no Portal ANCINE
Nos próximos dias 8 e 15 de dezembro, a Superintendência de Fomento da ANCINE realiza, no Rio de Janeiro e em São Paulo, as primeiras edições do Seminário de Prestação de Contas de Projetos Audiovisuais. O público-alvo do encontro são produtores de projetos aprovados na ANCINE e profissionais de empresas de contabilidade e de advocacia atuantes no mercado audiovisual.
Na primeira etapa do seminário serão abordados os seguintes temas: os diferentes mecanismos de financiamento, a base legal da prestação de contas, e os principais aspectos das Instruções Normativas que regem esta fase.
Na etapa seguinte serão apresentados os documentos necessários para a comprovação de contas, os principais formulários e dados sobre a execução de despesas, além de aspectos técnicos como o depósito legal.
As inscrições são gratuitas e estão abertas no Portal ANCINE até o dia 2 de dezembro. As vagas são limitadas – 80 no Rio de Janeiro e 40 em São Paulo – e as inscrições serão priorizadas conforme os possíveis participantes abaixo:
a) Representantes de Empresas cadastradas na ANCINE, com sede na cidade do evento;
b) Representantes de Empresas cadastradas na ANCINE, com sede em outras praças;
c) Representantes de escritórios de contabilidade com sede na cidade do evento;
d) Representantes de escritórios de contabilidade com sede em outras praças;
e) Representantes de escritórios de advocacia com sede na cidade do evento
Futuramente a ANCINE realizará edições do Seminário em outras praças.
|
ANCINE comunica mudanças nas contas de recolhimento relativas aos Artigos 3º e 3º A da Lei 8685/93 |
Haverá prorrogação automática para 360 dias do prazo de destinação a projetos audiovisuais de recursos oriundos desses mecanismos
Em função da MP 545/2011, de 29 de setembro de 2011, que altera de 180 para 360 dias o prazo de aplicação em projetos audiovisuais dos recursos depositados em contas de recolhimento de Artigo 3º ou 3ºA da Lei 8.685/93, a Superintendência de Fomento da ANCINE promoveu automaticamente a prorrogação deste prazo. Dessa forma, todas as guias de recolhimento que em 29 de setembro de 2011 não se encontravam com prazo vencido foram prorrogadas por mais 180 dias.
Os titulares de contas de recolhimento que desejem esclarecer dúvidas a respeito do prazo de vencimento de seus boletos/guias de recolhimento podem obter informações das seguintes formas:
- Acessando o relatório de arrecadação no portal da ANCINE, onde o investidor poderá ver todo seu histórico de boletos recolhidos, a partir da área "relatório de boletos pagos por contribuinte/titular de conta de recolhimento" ou;
- Dirigindo-se à Coordenação de Desenvolvimento Financeiro - CDF, da Superintendência de Fomento, por meio do e-mail desenvolvimento.financeiro@ancine.gov.br ou pelo telefone (21) 3037-6146.
Veja o comunicado da SFO na íntegra.
|