Caso não esteja conseguindo ver o e-mail, acesse:
http://boletim.ancine.gov.br/059/
|
|
Proposta de simplificação de aprovação de projetos entra em Consulta Pública |
Aberta a sugestões até 21 de maio, proposta de modificação da Instrução Normativa 22 elimina exigências e reduz prazos de aprovação
Com o objetivo de simplificar e tornar mais ágeis os procedimentos de análise de projetos, a ANCINE colocou em Consulta Pública até 21 de maio uma proposta de alteração da Instrução Normativa 22. O texto elimina a exigência de envio, no momento da apresentação do projeto à agência, de uma série de documentos relativos à execução da obra audiovisual, como roteiro e orçamento detalhados.
Com as novas regras, os projetos poderão ser aprovados para captação de recursos incentivados federais a partir da apresentação do argumento, estimativa de custos e documentos relativos aos direitos para a realização da obra. A análise em profundidade da proposta narrativa e orçamentária será feita em momento posterior, uma vez que o projeto apresente garantias mínimas de investimento. Essa dinâmica implicará a redução de prazos de aprovação – dos atuais 45 dias previstos na IN 22 para apenas 20 dias.
Para simplificar ainda mais a apresentação de projetos passará a ser feita de forma eletrônica, por meio de um novo módulo do Sistema Ancine Digital. Além de dispensar, nessa etapa, o envio de documentos em papel, o sistema on line ajudará o proponente a preencher os formulários, apresentando dicas sobre a correta utilização dos mecanismos de incentivo federais. Essa facilidade irá reduzir a necessidade de diligências – solicitações de correção de dados ou complementação de documentos –, que costumam atrasar a aprovação de projetos.
O orçamento analítico, assim como outros documentos já previstos hoje na IN 22, só será apresentado na fase de análise complementar, que poderá acontecer a partir da garantia de investimento de, no mínimo, 20% do orçamento de produção. No entanto, o momento para a solicitação da análise complementar, pré-requisito para a primeira liberação de recursos, será decidido pelo próprio proponente, que poderá também reestruturar seu orçamento de acordo com a dinâmica do projeto e a prospecção de investidores em relação à estimativa de custos da fase de aprovação. Tal reestruturação não afeta a possibilidade de redimensionamento futuro do projeto, que continuará podendo ser feita após a análise complementar. O prazo máximo para processamento da análise complementar será de 30 dias.
A proposta da alteração da IN 22 está disponível, para Consulta Pública, neste link.
|
Participação brasileira no Festival de Cannes 2012 |
‘Na Estrada’, de Walter Salles, concorre à Palma de Ouro em edição que homenageia o Brasil
A coprodução franco-brasileira ‘Na Estrada’, do diretor carioca Walter Salles, é uma das candidatas à Palma de Ouro, principal premiação do tradicional Festival de Cannes, que começa no próximo dia 16 de maio. Outra coprodução brasileira presente no evento é o filme ‘La Playa’, do colombiano Juan Andrés Arango, selecionada para a mostra Um Certo Olhar.
A 65ª edição do Festival de Cannes terá o cinema Brasil como presença de honra. Os documentários ‘A música segundo Tom Jobim’, de Nelson Pereira dos Santos e ‘Cabra Marcado para Morrer’ de Eduardo Coutinho, além do clássico ‘Xica da Silva’, de Cacá Diegues, serão exibidos em sessões especiais.
O Brasil também está nas competições paralelas. A Quinzena dos Realizadores terá dois curtas nacionais em competição: ‘Porcos Raivosos’, de Leonardo Sette e Isabel Penoni, e ‘Os Mortos-vivos’, de Anita Rocha da Silveira. A coprodução entre Brasil, Espanha e Argentina “Infância Clandestina”, longa-metragem dirigido pelo argentino Benjamin Ávila, também está entre os selecionados.
Já a Semana da Crítica de Cannes escolheu o curta-metragem “O Duplo”, de Juliana Rojas, para competir.
Cineastas brasileiros participarão de júris do Festival de Cannes. Cacá Diegues presidirá o júri da mostra Camera D’Or, para estreantes na direção de longa-metragem. Já Karim Aïnouz será membro do júri da competição oficial de curtas-metragens e da Cinéfondation.
Participação brasileira no Mercado do Filme
Também será realizado um Debate/Conferência dentro da Programação Oficial do Short Film Corner, com o tema "Do Curta ao Longa", com a presença dos cineastas Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Juliana Rojas, mediado por Ailton Franco Jr., diretor do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.
Além disso, haverá a exibição de um Programa Especial de curtas brasileiros, destinados a distribuidores e programadores de festivais, e composto por "Com Vista para o Céu", de Allan Ribeiro; "A Dama do Estácio", de Eduardo Ades; "Quando Morremos à Noite", de Eduardo Morotó; "Dois", de Thiago Ricarte; "49 Dias", de Tatiana Fujimori; "Amores Passageiros", de Augusto Canani; e "Praça Walt Disney", de Sergio Oliveira e Renata Pinheiro".
Participarão do mercado, dentro da representação oficial no estande brasileiro no mercado, 27 empresas produtoras brasileiras, com 35 representantes presentes. O Programa Cinema do Brasil vai promover a apresentação de 12 novos longas-metragens nacionais nas sessões especiais para compradores do mercado.
O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, estará presente ao evento fazendo reuniões com presidentes de outros institutos nacionais e como secretário-executivo da CACI (Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Iberoamericanas) será um dos responsáveis por um encontro entre estas autoridades e suas correlatas europeias (EFAD). A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, estará presente em Cannes em torno dos eventos da homenagem ao Brasil.
|
Ibermedia recebe solicitações de apoio para projetos até 31 de maio |
Documentos podem ser enviados para o Escritório Central da ANCINE, no Rio de Janeiro, ou pela página do próprio Programa
Continuam abertas até 31 de maio as inscrições para a convocatória 2012 do Programa Ibermedia. As áreas contempladas são Apoio a programas de formação, orientada a profissionais da indústria audiovisual ibero-americana; Apoio à coprodução de filmes ibero-americanos, linha aberta a projetos de ficção e documentários; e Apoio ao desenvolvimento de projetos de cinema e televisão.
Os formulários e documentos requeridos podem ser enviados para a Agência Nacional do Cinema – ANCINE: Av. Graça Aranha, 35 – 2° andar, 20030-002. Rio de Janeiro - RJ, ou à Unidade Técnica do IBERMEDIA Calle Ferraz nº 10 , 1º izda. 28008 Madri - Espanha, ou via internet através da página www.programaibermedia.com.
|
Instrução Normativa 97 promove mudanças na cobrança da Condecine |
Regras foram alteradas em função da Lei 12.485/2011
A ANCINE publicou no Diário Oficial da União de 4 de maio, a Instrução Normativa 97, que promove alterações na cobrança da Condecine e modifica artigos da IN 60. As regras mudaram para se adequar aos novos fatos geradores da Condecine criados pela Lei 12.485/2011, a nova Lei da TV paga. Com ela, a Condecine passou a ser devida também pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços de telecomunicações, e também pelo representante legal e obrigatório da programadora estrangeira no país.
Uma alteração que merece destaque diz respeito ao vencimento da Condecine: quando este se der em feriados, sábados e domingos, o pagamento deve ser efetuado no primeiro dia útil seguinte àquela data.
Houve também a alteração na redação dos anexos da IN e a inclusão de dois novos modelos de notificação fiscal: o de lançamento com débito consolidado para período determinado e o de lançamento para créditos oriundos da prestação de serviços de telecomunicações.
Acesse aqui o texto da nova IN.
|
Divulgada habilitação do Edital Brasil-Uruguai 2012 |
Produtores têm até quinta-feira, 10 de maio, para recorrer da decisão
A ANCINE divulgou no último dia 3 de maio a ata com a relação dos projetos habilitados e inabilitados do Edital de coprodução Brasil- Uruguai, realizado pela ANCINE em pareceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai – ICAU. A ANCINE irá apoiar o projeto vencedor com um prêmio equivalente em reais a 150 mil dólares.
Dos cinco projetos de coprodução minoritária brasileira inscritos, apenas ‘Os Inimigos da Dor’, da Primo Filmes, foi habilitado. Os projetos ‘Zanahoria’, da Cinema Contágio; ‘Cabeça Rolante’, da Grafo Audiovisual; ‘Minha Copa’, da M. Schmiedt Produções; e ‘De Mendigo a Milionário’, da Resetur, foram inabilitados. As produtoras têm até 10 de maio para recorrerem da decisão seus recursos.
Os interessados em protocolar o recurso na ANCINE devem fazê-lo na Avenida Graça Aranha 35, 2° andar, Rio de Janeiro - RJ, aos cuidados da Superintendência de Desenvolvimento Econômico. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail fomento.direto@ancine.gov.br.
Em paralelo, acontece concurso similar no Uruguai, a cargo do ICAU, destinado a apoiar um projeto apresentado por produtora local na qualidade de empresa coprodutora minoritária. A empresa coprodutora majoritária brasileira do projeto escolhido pelos uruguaios receberá da ANCINE o equivalente em reais a 50 mil dólares.
Veja aqui a íntegra da ata.
|
|
A ANCINE não se responsabiliza por mensagens alteradas, replicadas e encaminhadas por terceiros.
O conteúdo desta publicação pode ser reproduzido desde que citada a fonte. Caso
não queira mais receber este Boletim,
solicite seu descadastramento.
Para dúvidas, críticas e sugestões entre em contato conosco.
|
|