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Marta Suplicy visita Escritório Central da ANCINE no Rio de Janeiro |
Ministra da Cultura participou da reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual
O presidente da ANCINE Manoel Rangel, a Ministra de Cultura Marta Suplicy e a secretária executiva do MinC Jeanine Pires
Na última sexta-feira, dia 9, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, esteve no Escritório Central da ANCINE no Rio de Janeiro para reuniões com dirigentes da casa e com o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA. Acompanhada do diretor-presidente da agência, Manoel Rangel, e da secretária-executiva do MinC, Jeanine Pires, a ministra conversou com os diretores Vera Zaverucha e Glauber Piva e com superintendentes e gestores da ANCINE sobre as ações prioritárias a serem desenvolvidas pelo ministério e ANCINE para o mercado audiovisual.
Em seguida a ministra presidiu a primeira reunião do Comitê Gestor do FSA com integrantes nomeados por ela: Roberto Moreira, Mauro Garcia, Maurício de Andrade Ramos e Frederico Machado, representantes da indústria cinematográfica e audiovisual, e Vera Carvalho, do BRDE, agente financeiro do fundo. Luciane Gorgulho, representante do BNDES, agente financeiro central do FSA, e o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, membros titulares do Comitê, além dos diretores Glauber Piva e Vera Zaverucha, também participaram.
No encontro foi apresentado o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Audiovisual (Prodav). Parte do esforço para transformar o Brasil num centro produtor e programador de conteúdos com relevância internacional, como está previsto no Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual, o PRODAV tem como objetivos: expandir a produção independente; desenvolver arranjos produtivos regionais; induzir o crescimento do mercado de TV paga e de vídeo sob demanda, fortalecendo as programadoras brasileiras; estimular o mercado de licenciamento de conteúdos para TV, Internet e celulares; promover um ambiente de inovação, concorrência e parceria entre programadores e produtores; e ampliar a competitividade internacional das empresas brasileiras, especialmente as programadoras.
Para o cumprimento desses objetivos, o PRODAV prevê sistemas de financiamento que devem funcionar de forma integrada, levando em conta as tendências do mercado, as políticas regulatórias e a organização e planejamento das empresas. O PRODAV envolve um total de investimentos de R$ 2,2 bilhões até 2015. “O programa me pareceu muito bem estruturado, contemplando todas as regiões do Brasil, na direção da inclusão social”, observou a ministra, destacando ainda a importância das propostas de investimento de parte dos recursos em infraestrutura e capacitação para o setor audiovisual.
Os componentes do Comitê Gestor discutiram ainda outros temas, como o Programa Cinema Perto de Você, que estimula a abertura de salas de exibição por meio de linhas de crédito e financiamento operadas pelo BNDES; os primeiros resultados da implantação do Regime Especial de Tributação para o Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica – RECINE, que desonera de impostos federais a construção e modernização de salas de cinema, e a linha de crédito para a digitalização do parque exibidor, em fase de elaboração.
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Editais de fomento direto vão investir um total de R$ 7,16 milhões no mercado |
Anunciados os vencedores do Prêmio Adicional de Renda – PAR e do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade - PAQ
A ANCINE divulgou os resultados do Prêmio Adicional de Renda – PAR 2012 e do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade – PAQ 2012. O PAR premiou 75 empresas – 16 produtoras, 13 distribuidoras e 46 exibidoras – com um total de R$ 6,4 milhões, enquanto o PAQ contemplou sete empresas produtoras com um total de R$ 700 mil.
Na categoria PAR-Produção (R$ 2.201.055,90) foram premiadas, entre outras empresas, Conspiração (“O Homem do Futuro” e “Lope”), O2 (“Lixo Extraordinário” e “VIPs”), Bananeira Filmes (“O Palhaço”) e Morena Filmes (“De Pernas pro Ar”). Na categoria PAR-Distribuição (R$ 2.201.055,90), as maiores vencedoras foram a Downtown e a Imagem. Já na categoria PAR-Exibição (R$ 2.059.288,20, para complexos de uma e duas salas) se destacaram a Arte Vital Exibições (Cine Santa Teresa) e a Cinema e Arte Produções (Cinema da UFBA, Cinema do Museu e Cinema XIV).
Já o PAQ, criado em 2006, premia produtoras em razão da qualidade artística das suas obras, medida pela participação e premiação em festivais. Sete empresas vão dividir o apoio financeiro de R$ 700 mil. Concorreram nesta edição 12 produtoras de longas-metragens lançados em 2010 e que receberam prêmios concedidos por júri oficial nas categorias de Melhor Filme e Melhor Direção, ou exibidos na principal mostra competitiva de uma lista de festivais.
O filme que obteve maior pontuação foi “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, dirigido por Karim Aïnouz e Marcelo Gomes e produzido pela REC Produtores Associados. Também foram premiadas as produtoras de “Tropa de Elite 2”, de José Padilha (Zazen Produções Audiovisuais); “Cidade de Plástico (Plastic City)”, de Nelson Yu Lik-wai (Gullane Entretenimento); “Terra deu, terra come”, de Rodrigo Siqueira (CR Produções); “O Grão”, de Petrus Cariry (Iluminura Cinema e Multimídia); “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes (O2 Cinema), e “Terras”, de Maya Da-Rin (Cineluz Produções).
Veja a íntegra das Atas com o resultado final do PAR 2012 e do PAQ 2012.
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Edital de coprodução Brasil-Argentina já tem seus vencedores |
Quatro projetos de longa-metragem receberão um total de 800 mil dólares da ANCINE e do INCAA
Em reunião realizada na quarta, dia 7, a Comissão Binacional de Seleção do Edital de Coprodução Brasil-Argentina escolheu os quatro vencedores do concurso promovido pela ANCINE em parceria com o Instituto Nacional de Cine y Artes Visuales – INCAA. Dezesseis projetos concorreram ao prêmio total de 800 mil dólares oferecido pelo edital.
Os projetos de coprodução majoritária brasileira selecionados receberão apoio do INCAA para as coprodutoras argentinas, equivalente a US$ 150 mil, e US$ 50 mil concedidos pela ANCINE às coprodutoras majoritárias brasileiras. Os vencedores foram “Happy Hour”, de Eduardo Albergaria, apresentado pela Haddock Films (Urca Filmes como coprodutora majoritária brasileira), e “Pela Janela”, de Caroline Leone, apresentado pela Rizoma SRL (Dezenove Som e Imagens como coprodutora majoritária brasileira).
Já os projetos de coprodução majoritária argentina receberão apoio financeiro equivalente a US$ 200 mil, concedido pela ANCINE às empresas coprodutoras minoritárias brasileiras. Os vencedores são “El Ardor”, de Pablo Fendrik, apresentado pela Bananeira Filmes (Magma Cine SRL como coprodutora majoritária argentina), e “Coração de Leão”, de Marcos Carnevale, apresentado pela Unfinished Business Produções Artísticas (Aleph Media como coprodutora majoritária argentina).
A comissão de seleção foi formada pelos cineastas José Araripe Jr. e Laís Bodanzky, pelo Assessor Internacional da ANCINE, Eduardo Valente, pelo cineasta Daniel Burman, pelo crítico e roteirista Axel Kuschevatzky, e por Bernardo Bergeret, Gerente de Assuntos Internacionais do INCAA.
Clique aqui para ler a íntegra da Ata.
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ANCINE credencia exibidores para habilitação no RECINE |
Isenção de tributos estimula a digitalização das salas de cinema em todo o país
A ANCINE anunciou o credenciamento das primeiras empresas exibidoras no RECINE, o regime tributário especial destinado a estimular a ampliação dos investimentos privados em salas de cinema, favorecer a digitalização do parque exibidor e fortalecer a sustentabilidade econômica da atividade de exibição cinematográfica. No total, o RECINE contribuirá para a digitalização de cerca de 1.850 salas de cinema que ainda não possuem projeção digital, em todo o país.
A Moviesystem Cinematográfica foi a primeira exibidora credenciada pela ANCINE para solicitar sua habilitação, junto à Secretaria da Receita Federal, no Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica, conforme Portaria publicada no dia 25 de outubro. A empresa implantará um complexo de cinco salas em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, sendo três com projeção 3D, com um total de 1.100 poltronas.
No dia 8 de novembro, novas Portarias publicadas no DOU registraram o credenciamento de outros três projetos: o complexo Cinesystem Londrina Norte Shopping, que prevê a implantação de seis salas, e Cinesystem Boulevard Vila Velha Shopping (também seis salas), ambos da empresa Redecine BRA Cinematográfica; e o complexo Cinesystem Imperial Shopping Imperatriz/MA (cinco salas), da empresa Redecine SRZ Cinematográfica.
Com isso, essas empresas poderão se beneficiar da isenção de tributos na aquisição de equipamento de projeção digital. A digitalização do parque exibidor é um dos objetivos traçados pelo Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual, que está em consulta pública no portal da ANCINE. Trata-se de um fator fundamental para a redução de desequilíbrios na distribuição e para a expansão sustentável das salas de cinema.
O RECINE é um dos eixos do Programa CINEMA PERTO DE VOCÊ, voltado à expansão e digitalização do parque exibidor. O RECINE suspende a exigência das contribuições para o PIS/PASEP e o COFINS sobre a receita bruta, bem como as incidentes na importação de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos para utilização em complexos de exibição e materiais para sua construção. Com isso, o RECINE reduz em cerca de 30% os custos para a implantação de salas.
Além dos quatro projetos já aprovados, atualmente estão em análise na ANCINE outros 27 pedidos de credenciamento no RECINE, em projetos que contemplam 166 salas, 100% digitalizadas, totalizando 31 complexos e 188 salas.
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Inscrições para as linhas de fluxo contínuo do FSA são prorrogadas até 31 de maio de 2013 |
E a chamada Prodecine 01/2012 (Linha A - Modalidade Aporte) tem novo cronograma
As inscrições para a Chamada Pública das linhas de fluxo contínuo do Fundo Setorial do Audiovisual – Prodecine 02 (Linha C: aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens); Prodecine 03 (Linha D: comercialização de longas-metragens no mercado de salas de cinema); Prodecine 04 (Linha A, Modalidade Complementação: produção de longas-metragens), e Prodav (Linha B: produção de obras para televisão) – foram prorrogadas por 180 dias. O prazo final para a inscrição passou a ser 31 de maio de 2013.
Na Linha B, a seleção é aberta a projetos no formato de obra seriada e documentários com duração superior a 52 minutos, aprovados ou inscritos na ANCINE e que se encontrem em qualquer etapa de produção, desde que não tenham sido concluídos. O total disponível para essa linha é de R$ 55 milhões.
A Linha C conta com R$ 50 milhões para investimento na aquisição de direitos de distribuição de longas-metragens de ficção, documentário ou de animação. O proponente deve ser uma empresa distribuidora brasileira independente registrada na ANCINE e na respectiva Junta Comercial.
Já a Linha D, com R$ 10 milhões, contempla a comercialização de longas de ficção, documentário ou animação, para exploração em todos os segmentos de mercado, desde que a destinação e exibição inicial seja prioritariamente no mercado de salas de exibição.
Na modalidade Complementação de Recursos, a Linha A conta com R$ 40 milhões para investimento em produção de filmes de longa-metragem.
Já a Chamada Pública Prodecine 01/2012 do FSA, a única linha do Fundo que não funciona por fluxo contínuo, teve seu cronograma atualizado. Nesta chamada (Linha A – Modalidade Aporte) estão disponíveis R$ 50 milhões para operações de investimento em de produção de longas-metragens. Os novos prazos são: Análise e Avaliação (16/08/2012 a 10/12/2012); Resultado Preliminar da Análise e Avaliação (18/12/2012); Período Recursal (19/12/2012 a 28/12/2012); Resultado Final Análise e Avaliação (10/01/2013); Defesa Oral (21/01/2013 a 25/01/2013), e Divulgação do Resultado Final (05/02/2013).
Para inscrever um projeto é necessário preencher e finalizar a inscrição eletrônica específica para cada um dos processos de seleção, todos disponíveis no portal do BRDE, agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual.
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Produtores brasileiros participam de encontros de coprodução na Itália |
Encontro acontece no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Roma, dia 15 deste mês
A partir de convocatória aberta pela ANCINE em meados de outubro, foram selecionadas as empresas produtoras brasileiras que participarão, no próximo dia 15, dos Encontros de Coprodução CRC, iniciativa conjunta das film commissions de Roma, Madri, Berlim e Paris/Île-de-France, dentro da programação do Festival Internacional de Cinema de Roma.
Compõem a delegação brasileira nos Encontros de Coprodução CRC as seguintes empresas: Ananã Produções, Artefício Filmes, Coqueirão Pictures, Dezenove Som e Imagem, Leben 108 Filmes, Minhavó Audiovisual, Nexus Cinema, Orbe Filmes, Passaro Films, Primeiro Corte Produções e Primo Filmes.
O cinema brasileiro também marca presença no Festival com quatro longas e um curta-metragem. O longa “Meu Pé de Laranja Lima” participa da mostra competitiva Alice nella cittá. Na mostra Cinema XXI serão exibidos “Avanti Popolo”, o curta “Não Estamos Sonhando” e, em sessão especial fora de competição, “O Batuque dos Astros”, dirigido por Julio Bressane, e “Mundo Invisível”, da Gullane Filmes.
A ANCINE, por meio do seu Programa de Apoio à Participação em Festivais Internacionais, possibilita a presença em Roma dos representantes dos filmes em competição: os diretores Michael Wahrmann (“Avanti Popolo”) e Luiz Pretti (“Não Estamos Sonhando”), e Tereza Katia Machado, produtora de "Meu pé de Laranja Lima".
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