Caso não esteja conseguindo ver o e-mail, acesse:
http://boletim.ancine.gov.br/069/
Siga a Ancine:
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 69 | 17/06/13

Encontros com o Cinema Brasileiro reuniu
representantes de festivais internacionais

Terminou na quinta-feira, dia 6, no Rio de Janeiro, a primeira edição do programa “Encontros com o Cinema Brasileiro”, uma iniciativa conjunta...

 
 

ANCINE anuncia II Seminário de Prestação de Contas

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE anuncia a realização do II Seminário de Prestação de Contas de Projetos Audiovisuais, voltado para  produtores registrados na agência e  profissionais de empresas de contabilidade...

 
 

Publicados informes finais sobre o mercado de cinema no Brasil em 2012

A Superintendência de Acompanhamento de Mercado da ANCINE publicou no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) os informes...

 
 

Inscrições abertas para o Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade - PAQ 2013

A ANCINE publicou em seu portal o edital do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro – PAQ 2013....

 
 

Autorizado novo concurso público para a ANCINE

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou, por meio da Portaria nº 201, de 31 de maio de 2013, concurso público para o preenchimento de 69 vagas de nível superior...

 
 

Encontros com o Cinema Brasileiro reuniu representantes de
festivais internacionais

Longas nacionais inéditos foram exibidos em sessões fechadas no Instituto Moreira Salles

Manoel Rangel, Diego Lerer, Maialen Beloki, Eduardo Valente, Violeta Bava, Raul Zambrano, Sergio Fant e Alberto Ramos Ruiz


Terminou na quinta-feira, dia 6, no Rio de Janeiro, a primeira edição do programa “Encontros com o Cinema Brasileiro”, uma iniciativa conjunta da ANCINE e do Ministério das Relações Exteriores. Entre os dias 4 e 6 de junho, nove longas-metragens nacionais de produção independente tiveram sessões fechadas para programadores de festivais internacionais de cinema de diferentes países. Participaram do evento Violeta Bava, delegada para América Latina do Festival de Veneza; Maialen Beloki, integrante do comitê de seleção do Festival de San Sebastián; Sergio Fant, membro do comitê de seleção do Festival de Locarno; Diego Lerer, membro do comitê de seleção do Festival de Roma; Raul Zambrano, membro do comitê de seleção do IDFA (Amsterdam); e Alberto Ramos Ruiz, membro do comitê de seleção do Festival de Havana. A delegada do Festival de Toronto para a América Latina, Diana Sanchez, que virá ao Brasil em julho, também recebeu material sobre os filmes inscritos, incluindo trailers, teasers, sinopses e currículos dos realizadores.

Os filmes selecionados para exibição pelos curadores, entre os 71 inscritos, foram: “Os Amigos”, de Lina Chamie; “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro; “Entre Vales”, de Philippe Barcinski; “Estação Liberdade”, de Caito Ortiz; “A Gente”, de Aly Muritiba; “A Montanha”, de Vicente Ferraz; - “Uma Passagem para Mário”, de Eric Laurence; “Riocorrente”, de Paulo Sacramento; “Rio Cigano”, de Julia Zakia; “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. Os curadores receberam DVDs de vários dos outros filmes inscritos no programa, para levarem para avaliação das respectivas comissões de seleção.

“Esta primeira edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro deu mais visibilidade à diversidade da cinematografia brasileira, com filmes de diferentes gêneros e propostas”, afirmou o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel. Já o Assessor Internacional da Agência, Eduardo Valente, enfatizou a importância de aproximar os produtores brasileiros dos organizadores dos festivais: “O objetivo foi promover essa interlocução, conciliando os interesses de todos os envolvidos e despertando a curiosidade dos programadores para outros longas-metragens, além daqueles exibidos aqui. Iniciativas semelhantes são realizadas com sucesso em diversos países da Europa.”

ANCINE anuncia II Seminário de Prestação de Contas

Evento é voltado para produtoras e profissionais de contabilidade e advocacia atuantes em projetos audiovisuais

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE anuncia a realização do II Seminário de Prestação de Contas de Projetos Audiovisuais, voltado para  produtores registrados na agência e  profissionais de empresas de contabilidade e advocacia atuantes em projetos audiovisuais aprovados na Agência. O evento será conduzido pelo Coordenador de Prestação de Contas da Superintendência de Fomento, Mauricio Bortoloti, nas cidades São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília – e também por meio de videoconferência, para as demais capitais, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO.

As inscrições para o II Seminário de Prestação de Contas são gratuitas, mas as vagas são limitadas. A programação está dividida em duas partes: na primeira serão apresentadas a base legal e as regras relativas à Prestação de Contas; na segunda, serão dadas orientações detalhadas sobre a forma de execução dos projetos e sua prestação de contas. Também serão esclarecidas dúvidas sobre prazos e documentação exigida nos diferentes mecanismos de financiamento, formulários e outros aspectos técnicos, como o depósito legal. Recomenda-se aos interessados a leitura prévia do Manual de Prestação de Contas, publicado recentemente pela ANCINE, e da Instrução Normativa 110.

Em São Paulo serão realizadas duas edições do evento, nos dias 19 e 20 de junho, das 9h30 às 17h, no SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Avenida Paulista, 1313). Contato e inscrições (até 17 de junho) pelo e-mail teka@siaesp.org.br.

No Rio de Janeiro, o seminário será realizado, também em duas edições, nos dias 3 e 4 de julho, das 14h30 às 19h, na Rua Jardim Botânico, 674 – Cobertura. Contato e inscrições no e-mail sicavrj@sicavrj.org.br.

Já em Brasília, o evento está previsto para acontecer no dia 27 de junho, de 14h às 18h, no Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília - Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício Biblioteca Nacional, 2º andar, Brasília – DF. As inscrições e o contato devem ser feitos via Associação dos Produtores e Realizadores de Brasília – APROCINE, no e-mail inscricoes@ligocki-z.com.br

Nas demais capitais: videoconferência, no dia 25 de junho, das 8h30 às 12h, promovida em parceria com o SERPRO –Serviço Federal de Processamento de Dados. O seminário será transmitido do Rio de Janeiro e permitirá a participação interativa dos representantes locais nas salas de videoconferência do SERPRO nas cidades de Boa Vista, Macapá, Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belém, Palmas, São Luiz, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Nesses 24 municípios, as entidades representativas da produção independente indicarão os representantes dos seus respectivos estados para participar da videoconferência. Os produtores devem enviar suas contribuições à entidade de seu estado, via e-mail.

Já confirmaram participação na videoconferência as seguintes entidades:

- SIAV – Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul – contato: siav@siav.org.br

- SIAPAR – Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná – contato: siapar@fiepr.org.br

- AMC – Associação Mineira de Cineastas – contato: amcineastas@gmail.com

- ABPITV – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – contato: seminariopc@abpitv.com.br

- ABD – Associação Brasileira de Documentaristas – contato: marcovhs@hotmail.com

- ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação: contato RS: marta@ottodesenhos.com.br; contato PR: munhozpr@tecnokena.com.br; contato MG: taniaanaya@uol.com.br; contato BA: candidaluz@candidaluz.com.br; contato: PE: turla@qaqnet.com; contato CE: cineakel@gmail.com; contato GO: filmeoogro@gmail.com; e contato SC: mkt@bellistudio.com.br.

Publicados informes finais sobre o mercado de cinema no Brasil
em 2012

Dados confirmam aumento do público e da renda e o crescimento do parque exibidor

A Superintendência de Acompanhamento de Mercado da ANCINE publicou no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) os informes anuais atualizados de Distribuição em Salas, Exibição e Vídeo Doméstico. As análises trazem os números finais do mercado audiovisual brasileiro em 2012. Os informes de Distribuição em Salas e Exibição atualizam os números do informe preliminar divulgado na primeira quinzena de janeiro, enquanto o informe de Vídeo Doméstico traz dados inéditos.

O Informe de Distribuição apresenta um panorama das bilheterias das salas de cinema nos últimos quatro anos (2009 a 2012), uma novidade em relação aos informes anteriormente publicados no OCA. Entre os destaques do período analisado, está o crescimento de 30% nos ingressos vendidos e de 66% na renda bruta das salas de exibição do país. A arrecadação dos títulos brasileiros teve um incremento de 20% entre 2009 e 2012.

Nesse mesmo período, a renda acumulada pelas distribuidoras nacionais cresceu cerca de 120%, indicador que revela que essas empresas vêm conquistando novas fatias do mercado brasileiro. Em 2012, 31,7% do público dos cinemas foi atraído por longas-metragens comercializados por distribuidoras nacionais, e 79,4% da renda acumulada pelos títulos brasileiros foram gerados por obras dessas empresas – em 2009, as respectivas participações foram de 23,4% e 36,1%. Nos quatro anos analisados em perspectiva, “Tropa de Elite 2”, distribuído por sua própria produtora (Zazen), foi o longa-metragem de maior público entre todos os títulos exibidos no Brasil, com 11.146.723 ingressos vendidos.

O Informe de Exibição apresenta números sobre o parque exibidor brasileiro, que, no final de 2012, contava com 2.517 salas, um crescimento de 19,3% em relação a 2009. Com população de 193,9 milhões em 2012, o Brasil atingiu a média de 77 mil habitantes por sala de cinema. Em 2009, eram 90 mil habitantes para cada sala. Do total de salas monitoradas, 784 contam com equipamentos de projeção digital no padrão DCI, o que corresponde a 31% do parque exibidor brasileiro.

A terceira publicação é o Informe de Vídeo Doméstico, que traz o monitoramento das obras lançadas em DVD e Blu-ray em 2012. Ao todo, foram 1.038 novos títulos em DVD, lançados por 31 distribuidoras que operam em território nacional. No período analisado, as distribuidoras brasileiras fizeram mais lançamentos do que as distribuidoras internacionais (majors): no total, foram 717 lançamentos de distribuidoras brasileiras contra 321 das majors.

Inscrições abertas para o Programa ANCINE de Incentivo à
Qualidade - PAQ 2013

Prazo para inscrições vai até 1º de julho; sete obras serão premiadas com R$ 100 mil cada

A ANCINE publicou em seu portal o edital do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro – PAQ 2013. As inscrições vão até 1º de julho. Podem concorrer ao PAQ 2013 empresas produtoras brasileiras registradas na ANCINE e detentoras de direitos de obras premiadas pelo júri oficial de festivais nacionais e internacionais nas categorias de melhor filme e melhor direção, ou que tenham sido exibidas na principal mostra competitiva. Serão considerados apenas filmes lançados comercialmente no circuito brasileiro de salas de exibição no ano de 2011. A Agência apoiará com um total de R$ 700 mil as produtoras de sete obras, R$ 100 mil para cada uma. A publicação do resultado final está prevista para o dia 29 de agosto.

O PAQ é um mecanismo de fomento à indústria cinematográfica brasileira, que concede apoio financeiro às empresas produtoras em razão da premiação ou indicação de longas-metragens brasileiros, de produção independente, em festivais nacionais e internacionais. Podem concorrer à premiação os produtores que receberam prêmios concedidos por júri oficial nas categorias de melhor filme e melhor direção, ou participaram com obras cinematográficas na principal mostra competitiva dos festivais. Filmes como “Tropa de Elite 2, “Estômago”, “O Cheiro do Ralo” e “Viajo porque preciso, volto porque te amo” estão entre os ganhadores do PAQ em anos anteriores.

Os recursos do PAQ devem ser destinados obrigatoriamente à execução de projetos de desenvolvimento de obras cinematográficas, nos gêneros ficção, animação, documentário ou ensaio experimental. Acesse o edital, o cronograma, o requerimento de inscrição e a proposta de destinação do PAQ 2013.

Autorizado novo concurso público para a ANCINE

Serão 69 vagas destinadas a candidatos para carreiras de nível superior

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou, por meio da Portaria nº 201, de 31 de maio de 2013, concurso público para o preenchimento de 69 vagas de nível superior na ANCINE. Os novos concursados farão parte das carreiras de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual (41 vagas) e de Analista Administrativo (28 vagas). A remuneração inicial prevista para os novos servidores é de até R$ 10.019,20 (Especialistas) e R$ 9.263,20 (Analistas), acrescida de auxílio-alimentação, atualmente de R$ 373,00.

A ANCINE já deu início ao processo de contratação da empresa que organizará o concurso. Em breve serão divulgados o edital e o cronograma de realização das provas.

Edições Anteriores
 A ANCINE não se responsabiliza por mensagens alteradas, replicadas e encaminhadas por terceiros. O conteúdo desta publicação pode ser reproduzido desde que citada a fonte. Caso não queira mais receber este Boletim, solicite seu descadastramento.
Para dúvidas, críticas e sugestões entre em contato conosco.