Caso não esteja conseguindo ver o e-mail, acesse:
http://boletim.ancine.gov.br/073/
Siga a Ancine:
Informativo da Agência Nacional do Cinema Nº 73 | 05/11/13

ANCINE promove seminários de análise e acompanhamento de projetos em Brasília

A ANCINE dá continuidade aos seminários para apresentação das coordenações vinculadas à Superintendência de Fomento (SFO)...

 
 

Brasil e Coreia assinam acordo de cooperação durante a Mostra Internacional de São Paulo

O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, assinou no último dia 23 de outubro um acordo de cooperação entre o Conselho de Cinema da Coreia (KOFIC) ...

 
 

Lançado projeto de lei que cria a SPCine - Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura...

 

Encontros com o Cinema Brasileiro divulga selecionados para sessões com os curadores dos festivais de Roterdã e BAFICI

O programa "Encontros com o Cinema Brasileiro", uma iniciativa conjunta da ANCINE e do Ministério das Relações Exteriores - MRE, anunciou...

 
 

Programa ainda aceita solicitações de apoio para o Ventana Sur e o Asian TV Forum & Market

Ainda estão abertas as inscrições para os interessados em solicitar auxílio do Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual...

 

ANCINE promove seminários de análise e acompanhamento de projetos em Brasília

Inscrições estão abertas e são gratuitas. Seminários acontecem nos dias 7 e 14 de novembro

A ANCINE dá continuidade aos seminários para apresentação das coordenações vinculadas à Superintendência de Fomento (SFO), que atua com projetos audiovisuais aptos a receber recursos oriundos de patrocínio, investimento ou coprodução por meio dos mecanismos federais de incentivo fiscal.
Para o mês de novembro, estão programados os seminários de Análise de Projetos, da Coordenação de Análise de Projetos (CAP/SFO), que será realizado no dia 07 de novembro, e o de Acompanhamento de Projetos, da Coordenação de Acompanhamento de Projetos (CAC/SFO), que será realizado no dia 14 do mesmo mês, ambos em Brasília, das 14 às 18h. Os seminários, realizados em parceria com a APROCINE - Associação dos Produtores e Realizadores de Longa Metragem do Distrito Federal e com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, são voltados para produtores audiovisuais. As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas por meio do endereço eletrônico contato@ligocki.com.br.
Para se inscrever, o interessado deve indicar no e-mail o seminário a que deseja comparecer e a data pretendida. As inscrições são limitadas aos 95 lugares do auditório do Edifício Biblioteca Nacional de Brasília, onde os seminários serão realizados. As inscrições para o Seminário da Coordenação de Análise de Projetos devem ser realizadas até as 12h do dia 6 de novembro, e para o seminário da Coordenação de Acompanhamento de Projetos devem ser feitas até as 12h do dia 13 do mesmo mês.
 O Seminário da Coordenação de Análise de Projetos, no dia 7, será ministrado por Myriam Assis de Souza, coordenadora de Análise de Projetos da ANCINE, e por Renata Del Giudice, assessora da Superintendência de Fomento. Já o Seminário da Coordenação de Acompanhamento de Projetos, no dia 14, terá como palestrante o coordenador substituto de Acompanhamento de Projetos, Alexandre Muniz.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail contato@ligocki.com.br ou pelo telefone (61) 3322-1043.

Seminário da Coordenação de Análise de Projetos
Palestrantes: Myriam Assis de Souza (Coordenadora de Análise de Projetos) e Renata Del Giudice (Assessora da Superintendência de Fomento)
Data: 07 de novembro de 2013
Hora: das 14h às 18h
Local: Setor Cultural Sul, lote 02, Edifício Biblioteca Nacional de Brasilia (BNB), Brasília - DF.
Inscrições até dia 06 de novembro de 2013 às 12h, pelo e-mail contato@ligocki.com.br.

Seminário da Coordenação de Acompanhamento de Projetos
Palestrante: Alexandre Muniz (Coordenador Substituto de Acompanhamento de Projetos)
Data: 14 de novembro de 2013
Hora: das 14h às 18h
Local: Setor Cultural Sul, lote 02, Edifício Biblioteca Nacional de Brasilia (BNB), Brasília - DF.
Inscrições até dia 13 de novembro de 2013 às 12h, pelo e-mail contato@ligocki.com.br.

Brasil e Coreia assinam acordo de cooperação durante a Mostra Internacional de São Paulo

Documento é primeiro passo para o desenvolvimento de futuro acordo de coprodução entre os governos dos dois países

O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, assinou no último dia 23 de outubro um acordo de cooperação entre o Conselho de Cinema da Coreia (KOFIC) e a Agência Nacional do Cinema. A assinatura foi realizada logo após o término do fórum de debates "Buscando um Modelo de Colaboração entre a Coreia do Sul e Brasil", parte das atividades da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Pela parte coreana, o acordo foi assinado pelo vice-presidente do KOFIC, Hong Sungkee.

O documento é uma carta de intenções e inclui referências à promoção da diversidade cultural no campo do cinema e do audiovisual, à promoção dos filmes coreanos e brasileiros nos festivais de ambos os países e ao desenvolvimento de projetos de coprodução, almejando o início de discussões para um futuro Acordo de Coprodução a ser assinado entre os governos dos dois países.

Manoel Rangel ressaltou a importância do acordo: "O cinema coreano ultimamente vem se destacando no circuito internacional e tem hoje um dos mais importantes resultados em termos de market share no seu próprio mercado de salas. Uma aproximação como esta pode acrescentar bastante, pois ambas cinematografias possuem grande know-how criativo e mercados atraentes. Esperamos estreitar mais os laços entre os produtores daqui e de lá, para que eles percebam as oportunidades que podem representar um para o outro”.

Lançado projeto de lei que cria a SPCine - Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo

ANCINE e Ministério da Cultura apoiam a iniciativa da Prefeitura e do Governo do Estado de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, por meio da ANCINE, apresentou no último dia 31 de outubro, o Projeto de Lei que cria a SPCine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo.

Participaram da solenidade de lançamento do projeto, na Praça das Artes, no centro da cidade, a ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy; o presidente da ANCINE, Manoel Rangel; o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Américo, além de mais de 300 representantes do setor audiovisual da cidade.

 A SPCine, cuja gestão será compartilhada entre os governos municipal, estadual e federal, com participação do setor audiovisual em sua estratégia, irá desenvolver, financiar e implementar políticas públicas para o audiovisual na cidade de São Paulo. De acordo com o projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores, a empresa atuará no fomento, investindo em coprodução e codistribuição, fortalecendo o circuito dos criadores e empresas produtoras de audiovisual na cidade, articulando a produção regional com polos nacionais e internacionais, ampliando a rede de distribuição e exibição dos conteúdos e potencializando o seu consumo.

 Em sua fala, a ministra Marta Suplicy ressaltou que a SPCine surge em um momento importante para a cultura brasileira, em que o Vale-Cultura começa a entrar em vigor, ampliando o mercado consumidor de cultura no Brasil. Também lembrou que, recentemente, o Governo Federal, por meio do MinC, o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura assinaram acordos para investimentos em Pontos de Cultura na cidade, e Estado e Município aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, que levará investimentos e planejamento para a cultura, tendo as três esferas de governo e a sociedade civil alinhadas. “O audiovisual brasileiro vive um momento especial nos cinemas e na televisão, fruto da aposta do Governo Federal no desenvolvimento do setor e do talento dos nossos diretores, produtores, técnicos, artistas e demais agentes envolvidos. O Ministério da Cultura e a ANCINE apostam forte na SPCine porque, ao atuar neste ambiente positivo, ela vai multiplicar e potencializar a produção audiovisual brasileira feita na cidade. É bom para São Paulo e muito bom para o Brasil”, declarou a ministra.

    Para o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, a SPCine desempenhará um importante papel para a política nacional de cinema e audiovisual: "a lei da TV paga mudou a cara da televisão por assinatura no Brasil, dando vez e voz aos filmes e séries nacionais no horário nobre dos canais. Essa semana, o Brasil atingiu a marca de 22 milhões de ingressos vendidos de filmes brasileiros. É um ambiente novo e inovador para o nosso audiovisual. A ANCINE e o Ministério da Cultura atuam para multiplicar estas oportunidades em todo o país, buscando parceria com os governos de estado e prefeituras”. 

Encontros com o Cinema Brasileiro divulga selecionados para sessões com os curadores dos festivais de Roterdã e BAFICI

Representantes dos festivais assistirão aos filmes no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, entre 6 e 8 de novembro

O programa "Encontros com o Cinema Brasileiro", uma iniciativa conjunta da ANCINE e do Ministério das Relações Exteriores - MRE, anunciou nesta quinta-feira, 31 de outubro, os dez longas-metragens selecionados para exibição aos curadores Gerwin Tamsma, do Festival de Roterdã, e Javier Porta Fouz, do BAFICI - Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente. Os dois irão assistir a sessões exclusivas, especialmente programadas para eles, de 6 a 8 de novembro, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, no Rio de Janeiro.

Foram selecionados para projeção nesta primeira fase da terceira edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro os seguintes filmes:

"Exilados do Vulcão", de Paula Gaitán
"São Silvestre", de Lina Chamie
"Periscópio", de Kiko Goifman
"Casa Grande", de Fellipe Barbosa
"Amor, Plástico e Barulho", de Renata Pinheiro
"A Vizinhança do Tigre", de Affonso Uchoa
"Com os Punhos Cerrados", de Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti
"Eu Não Sou Daqui", de Luiz Felipe Fernandes e Alexander Baxter
"Rio Cigano", de Julia Zakia
"Aprendi a Jogar com Você", de Murilo Salles

De acordo com o indicado no regulamento do programa, os oito primeiros filmes foram selecionados diretamente pelos curadores, a partir dos teasers e das informações fornecidas pelas inscrições nos Encontros. Os dois últimos da lista entraram como indicações do Programa Cinema do Brasil. Além das sessões, Gerwin e Javier terão a oportunidade de montar suas próprias agendas de reuniões com produtores e realizadores brasileiros, para conhecerem melhor a realidade do mercado nacional.

Os filmes inscritos na terceira edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro ainda podem fazer parte da programação das sessões direcionadas ao Festival de Berlim. A lista de filmes selecionados para essa segunda etapa deve ser divulgada até o dia 20 de novembro. O curador da seção Fórum do Festival de Berlim vai assistir aos filmes entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som - MIS, em São Paulo.

Programa ainda aceita solicitações de apoio para o Ventana Sur e o Asian TV Forum & Market

Produtores podem requerer apoio para eventos na Argentina e em Cingapura em dezembro

Ainda estão abertas as inscrições para os interessados em solicitar auxílio do Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Rodadas de Negócios e Eventos de Mercado para viabilizar suas idas ao Ventana Sur e ao Asian TV Forum & Market.

Podem requerer apoio do programa os representantes (pessoas físicas) de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE, que tenham ao menos um CPB de obra emitido no prazo de 18 meses anterior ao evento pretendido e ao menos um SALIC de projeto em processo de realização no momento do pedido.

As solicitações devem ser enviadas para o e-mail programa.mercados@ancine.gov.br, acompanhadas do formulário de inscrição preenchido e das cópias de documentos exigidos no regulamento. Serão analisadas as solicitações recebidas até o prazo máximo de 25 dias de antecedência em relação à data de início do evento requerido. O Ventana Sur acontece de 3 a 6 de dezembro, em Buenos Aires, na Argentina e o Asian TV Forum & Market é realizado em Marina Bay, Cingapura, no mesmo período.

O apoio financeiro deve ser gasto, prioritariamente, com a aquisição de passagens aéreas. Após o encerramento do evento, o representante beneficiado terá prazo de 60 dias para apresentar documentação que comprove sua participação no mercado ou rodada de negócios.

Produtores vão ao American Film Market e ao Discop Africa com apoio do Programa

Foram divulgados no último dia 23 de outubro os nomes dos primeiros beneficiados pelo Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais. Foram selecionados representantes de onze empresas produtoras brasileiras independentes que receberão apoio financeiro para participarem do American Film Market, que acontece de 6 a 13 de novembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e representantes de duas outras empresas para participação no Discop Africa, de 6 a 8 de novembro, em Johanesburgo, na África do Sul.

Para o American Film Market foram selecionadas as seguintes empresas produtoras independentes: Prodigo Filmes, representada por Francesco Alessandro Civita; Bananeira Filmes, representada por Vania Beatriz Lima Catani; Tambellini, representada por Sofia Cardoso Teixeira Gomes; Gata Cine Produções, representada por Carina Hery Misobuchi; Casa Redonda, representada por Sabrina Nudeliman; Busca Vida Filmes e Produções, representada por Bernardo Bath; Nexus, representada por Maria Rita de Cássia Buzar; Belli Studio Design, representada por Rubens Belli; Lupa Filmes - Titânio, representada por Maria Luisa Miranda Costa; VideoGrafik, representada por Antonio Carlos Simão; e Pironauta, representada por Frederico Mendina de Morais. Já para o Discop Africa serão apoiadas a BSB Serviços e a Schurmann Film Company, representadas respectivamente por Mônica Monteiro e João Roni Jardim Garcia.

Edições Anteriores
 A ANCINE não se responsabiliza por mensagens alteradas, replicadas e encaminhadas por terceiros. O conteúdo desta publicação pode ser reproduzido desde que citada a fonte. Caso não queira mais receber este Boletim, solicite seu descadastramento.
Para dúvidas, críticas e sugestões entre em contato conosco.